Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Equipamento auxilia portadores de deficiência visual grave

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/06/2004

Equipamento auxilia portadores de deficiência visual grave

Utilizando um computador portátil comum e um sofisticado aparelho de projeção, montado na cabeça do usuário, estudantes da Universidade de Washington criaram um sistema capaz de auxiliar pessoas com baixa visão a andar normalmente ao redor de objetos parados, como prateleiras de supermercado ou móveis em uma casa desconhecida.

O WLVA ("Wearable Low Vision Aid") chama a atenção do usuário para os obstáculos utilizando um cristal vibratório que projeta um sinal de aviso diretamente na retina.

O protótipo consiste de uma mochila, onde vai o notebook, conectado a sistema de imagem montado sobre uma armação de óculos. O sistema de imagem contém um anel de 24 LEDs de infravermelho e uma câmera. Os LEDs piscam rapidamente e a câmera captura o reflexo de sua luz. Objetos mais próximos refletem mais luz do que objetos distantes. Se um objeto próximo se mantém no campo de visão e se torna maior, o sistema dispara o alerta para o usuário.

Para atender ao maior número possível de pessoas com baixa visão, os estudantes estão agora trabalhando no desenvolvimento de ícones simples para significar diferentes tipos de obstáculos. Essa simplificação, eliminando características complexas de imagem, permitirá a futura utilização do sistema por pessoas com variados graus de deficiência visual.

Mas, antes que o equipamento chegue ao mercado, os pesquisadores esperam conseguir substituir o notebook por um computador de mão, muito menor, mais leve e mais barato.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • LEDs

Mais tópicos