Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

MCT lança o Livro Branco

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/08/2002


O Ministério da Ciência e Tecnologia apresentou hoje, durante evento no Palácio do Planalto, o Livro Branco, resultado da Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada no ano passado, e as Memórias da Conferência, editado em quatro volumes. Segundo o ministro "o Livro branco foi objeto de longa reflexão e sistematizou as contribuições resultantes de documentos e debates e ainda aponta diretrizes, estratégias e linhas de ação". O Livro Branco propõe o marco institucional para o desenvolvimento da ciência e tecnologia nos próximos dez anos.

Um dos desafios apontado pelo Livro Branco é a elevação, no prazo de 10 anos, dos investimentos brasileiros em pesquisa e desenvolvimento (P&D) ao patamar de 2% do Produto Interno Bruto (considerando um crescimento médio do PIB de 4% ao ano). Para atingir essa meta, as aplicações em P&D deverão crescer a uma taxa média anual de 12%, até 2012.

Sardenberg disse ainda que a decisão de enviar a Lei de Inovação ao Congresso Nacional "ao lado de tantas outras medidas inovadoras anunciadas e implementadas nos últimos anos integra o valioso patrimônio da Ciência e Tecnologia do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso".

Ele ressaltou que a futura lei vai permitir maior interação entre as esferas de governo, a comunidade científica e as empresas, além de superar tradicionais gargalos à inovação e estimular o empreendedorismo científico e tecnológico.

O ministro terminou seu discurso apresentando o novo Programa de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. Ele anunciou que está instituindo um mecanismo, com a participação da comunidade científica, sob coordenação do CNPq para, no prazo de 60 dias, sugerir os termos de referência do Programa de Apoio às Ciências Humanas e Sociais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Sites de Pesquisa
  • Software Livre

Mais tópicos