Espaço

Terra pode ter criado água suficiente para encher oceanos três vezes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2020

Água da Terra pode ter sido feita junto com o planeta
A proposta é que mais de 95% da água não veio para a Terra, ela sempre esteve aqui, surgindo junto com o planeta.
[Imagem: Science]

Origem da água da Terra

Talvez não precisemos descobrir como a água veio parar na Terra: Ela pode ter estado aqui desde o nascimento do planeta.

Embora já tenha sido chamado de "planeta água", o fato é que a ciência não tem ideia de como surgiu a água em nosso planeta - e ainda não encontramos outro com água líquida como o nosso, para podermos comparar e ter alguma ideia.

Ocorre que, indicam as teorias, a Terra foi formada em uma região do Sistema Solar onde as temperaturas eram altas demais para a água condensar e se agrupar com outros sólidos na forma de gelo.

Isso levou os cientistas a levantarem a hipótese de uma adição tardia de água, que teria vindo a bordo de cometas ou asteroides. Mas não existem dados razoáveis para corroborar essa hipótese - mesmo os cometas, que se acreditava serem "bolas de gelo sujas", mostraram-se até agora absolutamente secos.

Agora, Laurette Piani e seus colegas da Universidade de Lorraine, na França, acreditam ter encontrado motivos para abandonar de vez essa hipótese: Para eles, a água não veio para a Terra, ela sempre esteve aqui, surgindo junto com o planeta.

Água da Terra pode ter sido feita junto com o planeta
Meteorito Sahara 97096, com 10 centímetros de comprimento, um dos espécimes estudados pela equipe, cujos cálculos apontam até 0,5% de água.
[Imagem: Christine Fieni/Laurette Piani]

Água criada junto com a Terra

A equipe estudou uma classe de meteoritos chamados condritos de enstatita, pedras muito raras, constituindo menos de 2% dos meteoritos conhecidos. E um pequeno número deles tem a vantagem de terem sofrido pouco aquecimento ao longo de sua vida, apresentando uma composição primitiva.

Usando o hidrogênio presente na pedra espacial como um proxy da água, a equipe demonstrou que as rochas primitivas da Terra podem ter contido água suficiente para encher todos os oceanos pelo menos três vezes.

Além disso, o hidrogênio presente nesses meteoritos tem a mesma composição isotópica que a da água armazenada no manto terrestre, enquanto a composição isotópica dos oceanos é consistente com uma mistura contendo 95% de água dos condritos enstatíticos e 5% de água que pode ter sido trazida de outros pontos - eventualmente através de cometas ou asteroides ricos em água, e não em hidrogênio, ainda que não tenhamos encontrado nenhum até agora.

Assim, se for mesmo válido tomar o conteúdo de hidrogênio na rocha espacial como uma aproximação da água, a Terra parece enchido seus oceanos, rios e lagos com a água dos seus próprios materiais constituintes.

Artigo: Earth’s water may have been inherited from material similar to enstatite chondrite meteorites