Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Antena de navio miniaturizada irá parar dentro do seu celular

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/01/2019

Antena de navio miniaturizada irá parar dentro do seu celular
Um truque simples fez a antena de radar operar em modo duplo, ampliando largamente sua faixa de operação.
[Imagem: Troy Carter]

Antena de slot

Não é todo dia que se ouve falar sobre a invenção de um novo tipo de antena.

Menos ainda quando se trata de uma inovação que poderá otimizar a recepção em telefones celulares, TVs digitais e uma infinidade de outras aplicações.

O professor David Tonn, da Universidade de Connecticut, na verdade partiu de um tipo de antena bastante comum, conhecida como "antena fendida" (slotted antenna), ou antena com fenda (antena de slot). É um corpo metálico cilíndrico dotado de fendas irradiantes distribuídas verticalmente pelo corpo da antena, ao longo do que é conhecido como "linha coaxial".

Ao contrário de uma antena padrão, as fendas no eixo longitudinal - os tais slots - permitem que a antena seja apontada em uma direção específica. É por isso que você as vê girando em praticamente todos os barcos e navios, para aplicações de radar ou comunicações com boias de sonar.

Mas, até agora, essas antenas cilíndricas com ranhuras tinham uma deficiência: elas são limitadas pela chamada frequência de corte, além da qual a antena não funciona.

O professor Tonn eliminou essa deficiência fazendo a antena de slot "flutuar" acima do plano de terra usando um capacitor. Com esse truque aparentemente simples, as antenas de slot cilíndricas ganham a capacidade de funcionar também como uma antena monopolar além da frequência de corte.

O protótipo dessa antena de modo duplo é quase tão grande quanto as antenas usadas nos barcos, um sistema de cobre de 30 centímetros de comprimento. Mas o pesquisador garante que agora elas poderão ser miniaturizadas.

"Ela pode ser escalonada para outras partes do espectro de radiofrequência, tornando-a útil no campo das comunicações comerciais, por exemplo, televisão digital, serviço de telefonia celular etc," garante ele em seu pedido de patente da nova antena.



Outras notícias sobre:
  • Antenas
  • Radiação Eletromagnética
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Veículos

Mais tópicos