Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Aplicativo para iPhone mostra produtos com nanotecnologia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/11/2009

Aplicativo para iPhone mostra produtos com nanotecnologia
O aplicativo permite que os usuários submetam informações sobre novos produtos que eles verifiquem estar utilizando nanotecnologias. As informações enviadas podem incluir foto, nome e o local onde o produto pode ser comprado.
[Imagem: NanotechProject]

findNano

O Projeto sobre Nanotecnologias Emergentes, uma entidade que monitora o uso de nanotecnologias em produtos de consumo, desenvolveu um aplicativo para os aparelhos iPhone e iPod Touch que permite que os usuários descubram se um determinado produto usou nanotecnologias em sua fabricação.

O aplicativo, chamado findNano, permite que os usuários naveguem em uma lista de mais de 1.000 produtos de consumo fabricados utilizando nanotecnologias. A lista contém de produtos esportivos e eletrônicos até brinquedos.

Utilizando a câmera de vídeo, os usuários do iPhone podem também enviar novos produtos para que os organizadores da lista os incluam nas atualizações.

Monitoramento da nanotecnologia

O Projeto sobre Nanotecnologias Emergentes mantém um inventário de produtos que usam nanotecnologia desde 2006, tendo se tornado referência no assunto.

O inventário é utilizado tanto por aficionados da tecnologia, para exemplificar os avanços da nanotecnologia, quanto pelos órgãos de defesa do consumidor e dos trabalhadores, que reivindicam maiores estudos para avaliar se esses produtos poderão ter impacto sobre a saúde humana.

"Esta nova ferramenta vem atender as necessidades dos cidadãos, dos cientistas, dos consumidores que apreciam tecnologia, mas também daqueles que estão simplesmente curiosos para saber se os produtos que querem comprar contêm nanomateriais," explica Patrick Polischuk, que ajudou a desenvolver o findNano.

Inventário de produtos com nanotecnologia

O número de produtos nanotecnológicos no inventário subiu de aproximadamente 200 em 2006, para mais de 1.000 atualmente. Mas os próprios organizadores admitem que a lista pode estar subestimando o total de produtos que já incorporam nanomateriais.

Para ajudar a monitorar melhor o mercado, o aplicativo permite que os usuários submetam informações sobre novos produtos que eles verifiquem estar utilizando nanotecnologias. As informações enviadas podem incluir foto, nome e o local onde o produto pode ser comprado.

O aplicativo findNano é gratuito e está disponível para download no iTunes App Store ou no endereço nanotechproject.org/iphone.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Software e Programação
  • Software Livre
  • Nanopartículas

Mais tópicos