Plantão

Asteroide passará perto da Terra em 5 de março

Com informações da Agência Brasil e NASA - 21/02/2016

Asteroide passará perto da Terra em 5 de março
Imagine que o asteroide TX68 esteja vindo do espaço profundo em sua direção. Este gráfico mostra a nuvem de possíveis localizações no momento de sua maior aproximação da Terra, em 5 de março. O ponto mais próximo acima da Terra (à direita) representa a maior aproximação possível do asteroide - 17.600 km. O ponto na extrema esquerda indica o provável ponto mais distante - cerca de 14,4 milhões de km. Os dados da passagem atual permitirão refinar estes cálculos.

Órbita incerta

Um pequeno asteroide chamado TX68 passará pela Terra no próximo dia 5 de março.

Ele foi identificado há dois anos e agora está retornando, permitindo aferir com melhor precisão sua órbita.

Desta vez o objeto pode passar bem mais perto da Terra do que antes mas, de acordo com a NASA, não há possibilidade de que ele cruze a atmosfera terrestre.

Em 2014, o asteroide passou a uma distância de cerca de 2 milhões de quilômetros (km) do planeta. Desta vez, ele poderá passar a uma distância que pode variar entre 14 milhões de km e 17.000 km - a enorme imprecisão se deve ao desconhecimento sobre a órbita precisa do TX68, só descoberto em 2013 e ainda pouco rastreado.

"A órbita desse asteroide é bem incerta, será difícil prever onde procurar por ele no céu," informou Paul Chodas, gerente do Centro de Estudos NEO (Near Earth Objects). "Há uma chance de que o asteroide seja observado por telescópios especializados durante essa passagem, nos provendo com dados para definir a órbita em torno do Sol com mais precisão", disse.

Chance de impacto com a Terra

Com base nos dados atuais, ainda bastante incertos, há uma possibilidade remota de impacto do TX68 com a Terra no dia 28 de setembro de 2017 - a chance seria de uma em 250 milhões.

"As possibilidades de colisões nas próximas três aparições previstas do asteroide são muito pequenas para serem motivo de preocupação," disse Paul Chodas. "Eu realmente espero que as observações futuras reduzam essa possibilidade [de impacto] ainda mais."

O TX68 tem diâmetro estimado em 30 metros, dez a mais do que o meteoro que se transformou em uma bola de fogo e provocou uma chuva de meteoritos ao cruzar a atmosfera sobre a cidade russa de Chelyabinsk, há três anos.

Segundo a Nasa, se um asteroide do tamanho do TX68 entrasse na atmosfera terrestre, causaria uma explosão com o dobro de energia do episódio da Rússia.