Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Avião elétrico faz decolagem e pouso verticais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/11/2020


Vantagens dos aviões elétricos

A empresa alemã Lilium fez com sucesso o primeiro teste de voo do seu avião elétrico incluindo as capacidades de decolagem e pouso verticais.

Uma das características mais marcantes em relação aos aviões tradicionais com a mesma capacidade, que precisam girar seus rotores (tiltrotor), é a simplicidade do projeto do Lilium. Com 36 motores elétricos fornecendo empuxo quase instantâneo em quase todas as direções, as superfícies de controle, como lemes, ailerons ou cauda, não são necessárias.

A eliminação também dos circuitos de lubrificação e das caixas de câmbio ajuda a eliminar peso para comportar as baterias. E também contribui para que o avião elétrico tenha aproximadamente o mesmo número de peças individuais que um carro, o que é 1.000 vezes menos peças do que um jato tradicional.

Além de tornar a aeronave mais simples e rápida de projetar, isso também significa menos manutenção e menos custo de operação.

Por isso a empresa está otimista de que seu avião elétrico possa entrar no mercado de aviação regional em poucos anos, afirmando que a aeronave "equilibra os requisitos concorrentes de alcance, velocidade e carga útil, ao mesmo tempo que oferece uma pegada de baixo ruído e os mesmos padrões de segurança das aeronaves comerciais de hoje".

Avião elétrico faz decolagem e pouso verticais

[Imagem: Lilium GmbH]

Eficiência e silêncio

As quatro asas contribuem significativamente para a eficiência geral, fornecendo sustentação para suportar o peso da aeronave durante o voo horizontal, enquanto o projeto em duto dos 36 motores elétricos fornece uma vantagem significativa de eficiência em relação aos rotores abertos, bloqueando a formação de vórtices, ou fluxos em turbilhão.

E trabalhos de modelagem acústica permitiram construir motores que tornam a aeronave inaudível do solo quando ela voa acima de 400 metros de altitude, fazendo o mesmo barulho de um caminhão passando durante a decolagem.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Aviões
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Motores
  • Veículos

Mais tópicos