Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Mecânica dos fluidos: por que as bolhas de cerveja descem

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/03/2004


Por que as bolhas de cerveja descem

Alguns experimentos científicos poderiam realmente parecer "pura diversão", principalmente se sua descrição não for rapidamente seguida da explicação do fim a que se destinam.

O que poderia haver de cientificamente útil, por exemplo, na observação de que as diminutas bolhas que se formam em um copo de cerveja podem descer ao invés de subir?

Na verdade, há um potencial científico enorme na explicação dessa observação de resto bastante agradável de ser feita. Em primeiro lugar há um óbvio interesse teórico: o ar que forma as bolhas é mais leve do que a cerveja e, a menos que as leis básicas da física não funcionem no mundo das bebidas, as bolhas deveriam sempre subir e nunca descer.

Modelo de computador das bolhas de cerveja

Mas há também um interesse prático, mais especificamente um interesse industrial. A mistura de partículas sólidas com líquidos e gases têm implicações desde a indústria alimentícia, onde a perfeita combinação de ingredientes faz a diferença entre um produto saboroso e outro intragável, até a indústria mecânica, de lubrificantes e de fornecimento de gases industriais.

Para se ter uma idéia da importância dessa questão, cientistas da Austrália criaram, em 1.999, um modelo de computador que mostrava que, pelo menos teoricamente, era possível que as bolhas de cerveja descessem ao invés de subirem.

Bolhas que sobem e bolhas que descem

Agora os pesquisadores Richard Zare e Andrew Alexander, da Universidade de Stanford (Estados Unidos), deram o passo que os cientistas sempre dão antes que uma teoria seja aceita como correta: eles fizeram a experiência e encontraram a razão para um fato aparentemente inexplicável.

A experiência começou com a gravação de um vídeo de um copo de cerveja, utilizando uma câmera digital de alta velocidade, capaz de registrar até 750 imagens por segundo. Esta primeira parte nada mais fez do que documentar o que muitos freqüentadores de bar já haviam observado. Restava aos cientistas descobrirem o porquê das bolhas movimentarem-se "na contra-mão".

"A resposta mostrou ser realmente muito simples," explicou o Dr. Zare. "Ela se baseia na idéia de que tudo o que sobe tem que descer. Neste caso, as bolhas sobem mais facilmente no centro do copo de cerveja do que nas laterais, devido ao arrasto das paredes [do copo]. À medida em que elas sobem, elas forçam a cerveja para cima, e a cerveja tem de descer novamente e é isso que ela faz. Ela flui pelos lados do vidro carregando consigo as bolhas - particularmente as bolhas menores."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Indústria Química
  • Saúde e Reabilitação
  • Simuladores
  • Tintas

Mais tópicos