Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Brasil ainda não sabe o que defender na negociação do clima

Luana Lourenço - Agência Brasil - 13/10/2009


A menos de 60 dias da reunião da Organização das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, marcada para dezembro em Copenhague (Dinamarca), o governo ainda não definiu que posições os negociadores brasileiros defenderão na negociação e que compromissos o Brasil vai assumir para reduzir as emissões nacionais de gases de efeito estufa.

Em reunião realizada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e o secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa, apresentaram três propostas para Copenhague. A ideia agora é reunir as sugestões em uma proposta única, que o presidente deve voltar a avaliar ainda este mês.

Pretensão de desenvolvimento sustentável

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que chefia a delegação brasileira na negociação do clima, também assistiu às apresentações, mas deixou a reunião sem comentar as propostas. "O Brasil vai ter uma posição de protagonista, importante e compatível com a sua pretensão de desenvolvimento sustentável", resumiu.

Ao final da reunião, que durou mais de três horas, Minc disse que Lula "manifestou agrado e considerou as três posições fortes e consistentes". Segundo o ministro, o presidente espera que a posição brasileira na reunião da ONU seja "forte e de liderança".

Minc detalhou a proposta apresentada pelo Ministério do Meio Ambiente, que prevê a estabilização das emissões brasileiras de gases de efeito estufa em 2020, em comparação aos níveis de 2005, com emissão cerca de 2,2 bilhões de toneladas por ano.

Reduzir o desmatamento da Amazônia

O ministro confirmou a meta de reduzir o desmatamento da Amazônia em 80% até 2020, anunciada ontem (13) por Lula no programa de rádio Café com o Presidente. O compromisso é uma adaptação do que estava previsto no Plano Nacional de Mudança Climática, que previa redução de 70% até 2017. "Antes era uma meta interna e voluntária, agora vai ser um compromisso internacional e obrigatório", afirmou Minc.

O desmatamento é a principal fonte brasileira de emissões de gases de efeito estufa. Com a queda, o país deixaria de emitir cerca de 5 bilhões de toneladas de gás carbônico. No entanto, para alcançar esses níveis de redução, será necessário dinheiro internacional, o que pode inviabilizar o compromisso, uma vez que atualmente os mecanismos de financiamento estão entre os grandes entraves da negociação climática global.

Convergências

Minc afirmou que a reunião teve mais convergências do que oposições entre as propostas. "As abordagens foram diferentes, mas não foram apresentados números divergentes". Na avaliação de Luiz Pinguelli Rosa, que representou a sociedade civil na reunião, "não será fácil a tarefa" de conciliar as posições. "A posição do fórum é cobrar ações mais fortes do governo em Copenhague."

Se os ministérios conseguirem chegar a um consenso sobre a posição a ser defendida pelo Brasil, uma novo encontro com o presidente Lula deve ser realizado no dia 20.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Monitoramento Ambiental
  • Satélites Artificiais
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos