Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Brasil tem 363 incubadoras e 57 aceleradoras

Com informações da Agência Brasil - 13/08/2019


Geração de empreendimentos inovadores

Um levantamento feito pela Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC) contou 363 incubadoras de negócios inovadores e 57 aceleradoras no Brasil.

Incubadoras são instituições que auxiliam as empresas que tenham como principal característica a oferta de produtos e serviços no mercado com significativo grau de inovação. Elas geralmente ofertam espaço físico ou infraestrutura e suporte adaptados para alojar os empreendedores, promovendo acesso a serviços ou orientações que as empresas teriam dificuldade em encontrar sozinhas.

Já as aceleradoras de negócios são semelhantes às incubadoras, porém, o tempo de contribuição com o desenvolvimento do negócio é determinado, e normalmente é responsável por investir financeiramente em startups, que são pequenas empresas de tecnologia com viés inovador, que fornecem serviços à sociedade em diversas áreas.

O Mapeamento dos Mecanismos de Geração de Empreendimentos Inovadores, também estima que, em 2017, as 3.694 empresas incubadas no Brasil foram responsáveis pela geração de 14.457 postos de trabalho e faturaram conjuntamente R$ 551 milhões.

A maior parte das incubadoras, ou 61% do total, é mantida por universidades. Grande parte atua nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Agronegócio e Saúde e Ciências da Vida.

A maioria das 57 aceleradoras está localizada nas regiões Sul e Sudeste, atuando no setor de agronegócio, educação, eletroeletrônico, saúde e ciências da vida, financeiro e varejo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas
  • Software e Programação
  • Biotecnologia

Mais tópicos