Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Buchas de banho geram eletricidade suficiente para alimentar LEDs

Com informações da New Scientist - 28/09/2023

Apertar buchas de banho cria eletricidade suficiente para alimentar LEDs
É pouca energia, mas o princípio poderá ser explorado em materiais artificiais.
[Imagem: Yudi Jiang et al. - 10.1073/pnas.2311755120]

Gerador de bucha

As buchas naturais de banho - as cascas porosas deixadas após a secagem dos frutos das plantas do gênero Luffa - podem gerar eletricidade quando apertadas.

Demonstrando o efeito para acender LEDs, Yudi Jiang e seus colegas da Universidade de Pequim, na China, afirmam que sua descoberta pode levar a fontes de energia verdes e baratas para pequenos dispositivos.

É mais uma opção no crescente campo da colheita de energia, embora a eletricidade gerada pelas buchas seja inferior à dos mais conhecidos nanogeradores triboelétricos, que estão sendo usados para alimentar sensores e pequenos dispositivos da internet das coisas.

Muitos materiais eletricamente isolantes podem criar uma carga elétrica quando deformados - um fenômeno chamado piezoeletricidade - mas a intensidade dessas cargas é geralmente muito pequena. Jiang queria justamente verificar se o material das buchas poderia ter um desempenho melhor. Para isso, ele tratou quimicamente a esponja seca para remover a lignina e a hemicelulose, dois dos polímeros que compõem sua estrutura, deixando apenas a forma cristalina de celulose.

Quando uma seção de 6 milímetros de espessura dessa esponja foi espremida à mão, ela gerou até 8 nanoamperes de eletricidade. Colocada em um circuito elétrico com capacitores, para armazenar a energia de vários apertos, a bucha geradora de energia foi capaz de alimentar seis LEDs.

Apertar buchas de banho cria eletricidade suficiente para alimentar LEDs
A bucha foi tratada quimicamente até restar apenas sua estrutura cristalina.
[Imagem: Yudi Jiang et al. - 10.1073/pnas.2311755120]

Usando o natural como inspiração para o artificial

O pesquisador defende sua alternativa afirmando que as buchas por si sós podem representar uma maneira ecologicamente correta e econômica de produzir pequenas fontes de energia para uma variedade de dispositivos, mas também poderão servir de inspiração para a criação de uma alternativa artificial mais fácil de produzir e, eventualmente, com melhor rendimento.

"Para carregar um celular, precisaríamos de um pedaço maior de esponja de lufa, o que pode não ser muito prático no momento," reconheceu Jianxiang Wang, membro da equipe. "Mas, se alguém puder fazer uma bucha artificial, uma lufa feita pelo homem, imitando a microestrutura, as propriedades químicas e as propriedades físicas da bucha, então talvez possamos aumentar [a quantidade de eletricidade produzida]. Isso pode inspirar outros projetos."

Bibliografia:

Artigo: The giant flexoelectric effect in a luffa plant-based sponge for green devices and energy harvesters
Autores: Yudi Jiang, Dongze Yan, Jianxiang Wang, Li-Hua Shao, Pradeep Sharma
Revista: Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: 120 (40) e2311755120
DOI: 10.1073/pnas.2311755120
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Baterias
  • Células a Combustível
  • Polímeros

Mais tópicos