Espaço

Buraco negro engole estrela e dispara um arroto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/11/2015

Buraco negro arrota depois de engolir estrela
Concepção artística de uma estrela sendo atraída para um buraco negro e destruída (à esquerda). A seguir, o buraco negro emite um "jato" de plasma composto por detritos deixados pela destruição da estrela.
[Imagem: Amadeo Bachar]

Buraco negro emitindo matéria

Uma equipe internacional de astrofísicos flagrou pela primeira vez um buraco negro engolindo uma estrela e emitindo um "arroto" na forma de um fluxo de matéria movendo-se a uma velocidade próxima à da luz.

A princípio, matéria ejetada de um buraco negro desafia as teorias mais tradicionais sobre esses fenômenos ainda pouco compreendidos. Contudo, atualmente os físicos já aceitam a ideia de que seja possível escapar de um buraco negro.

A equipe rastreou a estrela - mais ou menos do tamanho do nosso Sol - conforme ela saía da sua trajetória normal e deslizava para dentro do raio de atração gravitacional de um buraco negro, sendo finalmente sugada.

Isso, por si só, já seria uma observação extremamente interessante. Mas o melhor ainda estava por vir, quando a equipe detectou um jato de matéria saindo da região do buraco negro.

"Estes eventos são extremamente raros. É a primeira vez que vemos tudo, desde a destruição estelar até o lançamento de um fluxo cônico, também chamado de jato, e assistimos tudo se desenrolando ao longo de vários meses," disse Sjoert van Velzen, da Universidade Johns Hopkins, nos EUA.

Buraco negro
O jato emitido por um buraco negro já havia sido captado em 2011, mas não envolvia uma estrela sendo engolida.
[Imagem: ESO/WFIAPEX et al.]

Buracos nas teorias

Buracos negros são regiões do espaço tão densas que a força gravitacional impede que matéria, gás e até mesmo a luz escapem, tornando-os invisíveis e, hipoteticamente, criando o efeito de um vazio no tecido do espaço - a observação direta desse vazio é um dos grandes sonhos de qualquer astrofísico.

Os teóricos já haviam levantado a hipótese de que, quando um buraco negro engole um corpo celeste do tamanho de uma estrela, poderia ser liberado um jato de material a partir do seu horizonte de eventos. Esta observação sugere que esta previsão está correta.

O dado observacional é de enorme importância nesse campo, permeado por inúmeras teorias conflitantes, incluindo as muitas que dizem que buracos negros nem sequer existem:

"A destruição de uma estrela por um buraco negro é magnificamente complicada, e longe de ser compreendida," concorda van Velzen. "A partir de nossas observações, aprendemos que os fluxos de detritos estelares podem se organizar e formar um jato muito rapidamente, o que é uma valiosa contribuição para a construção de uma teoria completa desses eventos."

Artigo: A radio jet from the optical and X-ray bright stellar tidal disruption flare ASASSN-14li