Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Câmera que tira foto de som encontra qualquer barulhinho no carro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/05/2013

Câmera que fotografa barulho encontra qualquer ruído no carro
A câmera de som gera imagens em cores dos ruídos emitidos por qualquer equipamento, sobrepostas à imagem do equipamento.
[Imagem: KAIST]

Câmera que fotografa barulho

A maioria dos motoristas já teve a experiência de ouvir ruído incômodo vindo não se sabe de onde do carro.

O problema pode ser simples o suficiente para ser consertado pelo próprio incomodado proprietário, mas também pode ser grave o bastante para exigir uma ida ao mecânico.

Mas, em qualquer das duas situações, a única coisa que o motorista tem certeza é que o barulho é irritante.

A boa notícia é que a solução já está pronta.

Engenheiros coreanos criaram uma câmera de som, uma câmera capaz de gerar imagens em cores dos sons emitidos por uma fonte qualquer.

A câmera sonora sobrepõe contornos, similares aos gerados por câmeras termais, sobre uma imagem do carro, ou qualquer outro equipamento, mostrando a origem dos diversos ruídos.

Segundo Seok-Hyung Bae e Young-Key, do instituto KAIST, esta é a primeira câmera de som portátil do mundo.

Ela poderá ser usada para detectar barulhos vindos de qualquer tipo de veículo, equipamentos industriais, aparelhos domésticos etc.

Câmera que fotografa barulho encontra qualquer ruído no carro
A câmera de som é leve e pequena o suficiente para ser usada nos mais diversos ambientes.
[Imagem: KAIST]

Câmera de som portátil

A câmera de som é leve e pequena o suficiente para ser usada nos mais diversos ambientes - ela pesa 1,78 kg e mede 39 x 38 centímetros.

A câmera em formato pentagonal tem cinco conjuntos espirais com 30 microfones digitais de alta sensibilidade, capazes de detectar fontes de ruído transientes e estacionários.

Um hardware dedicado, baseado na tecnologia FPGA, analisa as ondas sonoras dos diversos microfones, reconstruindo o caminho das ondas até sua origem.

Uma câmera digital comum é instalada no centro da câmera de som, para que a imagem final possa ser uma sobreposição da imagem dos sons sobre a imagem real do aparelho que está sendo examinado, permitindo a identificação precisa da origem de cada ruído.

"Ruídos anormais provenientes de equipamentos industriais têm frequências relativamente elevadas. Nosso aparelho tem uma faixa de medição de frequências altas entre 350 Hz e 12 kHz, o que permitiu reduzir seu tamanho e peso em 60% e 70%," disse o Professor Bae.

Com a ajuda do instituto onde trabalham, os pesquisadores criaram uma empresa, a SM Instruments, para comercializar a nova câmera de som portátil.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Sensores
  • Veículos
  • Biomecatrônica

Mais tópicos