Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Câmera montada no pulso captura o corpo inteiro em 3D

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/11/2022

Câmera montada no pulso captura o corpo inteiro em 3D
O protótipo, com quatro câmeras ainda "grandes", consegue detectar 14 posturas corporais.
[Imagem: Hyunchul Lim et al. - 10.1145/3552312]

Rastreamento corporal

Usando um sistema de câmeras em miniatura e uma rede neural profunda, pesquisadores da Universidade de Cornell, nos EUA, desenvolveram uma pulseira que consegue monitorar toda a postura do corpo em 3D.

Quando totalmente miniaturizado, o sistema poderá ser incorporado até mesmo em um relógio inteligente, com aplicações que vão da realidade virtual e do metaverso até sistemas de treino físico e monitoramento de pacientes.

E, ao contrário dos sistemas atuais, que dependem de câmeras externas monitorando sensores distribuídos por todo o corpo, este funciona com o usuário se movimentando livremente pelo ambiente e usando apenas a pulseira.

A equipe chama seu sistema de rastreamento corporal, ou BodyTrak.

"Como os relógios inteligentes já possuem uma câmera, tecnologias como o BodyTrak podem entender a pose do usuário e fornecer informações em tempo real. Isso é prático, acessível e não limita a área de movimentação do usuário," disse o professor Cheng Zhang, cuja equipe já havia desenvolvido uma pulseira para controlar aparelhos sem tocar em nada.

Câmera montada no pulso captura o corpo inteiro em 3D
Padrões de movimento detectados em tempo real.
[Imagem: Hyunchul Lim et al. - 10.1145/3552312]

Reconstrução do corpo em 3D

O segredo do BodyTrak não está apenas no sistema de câmeras montadas no pulso, mas principalmente na rede neural profunda personalizada que processa as imagens de cada uma delas.

A equipe vem trabalhando nessa ferramenta de inteligência artificial há alguns anos, já tendo usado modelos de aprendizado profundo para rastrear os movimentos das mãos e dos dedos, usados em seu equipamento anterior, além de expressões faciais e até reconhecimento de fala silenciosa, ou subvocal.

Nesta versão, o sistema foi treinado para processar as imagens rudimentares de cada câmera, nada mais do que silhuetas borradas do corpo do usuário em movimento, recriando as poses corporais em tempo real e em 3D. Na versão atual, o sistema consegue identificar 14 posturas com precisão.

Isso é possível porque o sistema aprendeu a completar as imagens parciais coletadas pelas câmeras. "Nossa pesquisa mostra que não precisamos que os quadros dos nossos corpos estejam totalmente dentro da visão da câmera para detectarmos o corpo. Se formos capazes de capturar apenas uma parte dos nossos corpos, já há informação suficiente para inferir e reconstruir o corpo inteiro," disse o pesquisador Hyunchul Lim.

Outro detalhe que a equipe ressalta como vantagem da sua tecnologia é que ela não cria preocupações de privacidade caso seja usada em locais públicos, uma vez que todas as câmeras são voltadas apenas para o corpo do usuário.

Bibliografia:

Artigo: BodyTrak: Inferring Full-body Poses from Body Silhouettes Using a Miniature Camera on a Wristband
Autores: Hyunchul Lim, Yaxuan Li, Matthew Dressa, Fang Hu, Jae Hoon Kim, Ruidong Zhang
Revista: Proceedings of the ACM on Interactive, Mobile, Wearable and Ubiquitous Technologies
Vol.: 6, Issue 3, Article No.: 154
DOI: 10.1145/3552312
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Inteligência Artificial
  • Realidade Virtual

Mais tópicos