Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Técnica de 200 anos inspira tela holográfica 3D

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/05/2019

Câmera <i>pinhole</i> inspira tela holográfica 3D
A tela holográfica 3D é muito fina e pode ser implementada com a tecnologia atual.
[Imagem: Park et al. - 10.1038/s41467-019-09126-9]

Tela pinhole 3D

Pesquisadores coreanos construíram uma tela ultrafina capaz de projetar imagens holográficas 3D dinâmicas e multicoloridas.

O componente crítico do sistema é um filme fino de titânio repleto de pequenos orifícios que correspondem precisamente a cada píxel em um painel de cristal líquido (LCD).

Esse filme funciona como uma "peneira de fótons" - cada orifício difunde amplamente a luz que emerge deles, resultando em uma imagem 3D de alta definição observável de um ângulo amplo.

Curiosamente, essa técnica de pequenos buracos é similar à usada nos primórdios da fotografia, nas máquinas fotográficas de orifício, ou estenopeicas - é bastante usado também o termo "câmera pinhole" (do inglês buraco de alfinete), uma referência ao pequeno orifício por onde a luz penetra na câmera.

Câmera <i>pinhole</i> inspira tela holográfica 3D
Imagens estáticas do filme 3D mostrado pela equipe, que mostra cubos coloridos giratórios.
[Imagem: KAIST]

Tela holográfica 3D

As imagens são formadas apontando-se feixes de laser de cores diferentes para o painel LCD. A peneira de fótons tem um orifício para cada píxel no painel LCD. Os buracos são precisamente posicionados para corresponder à área ativa do píxel, difratando a luz que emerge de cada um, produzindo a imagem 3D.

O sistema inteiro é muito pequeno: um painel LCD de 1,8 polegada com uma resolução de 1024 x 768. O filme de titânio, preso à parte de trás da tela, tem apenas 300 nanômetros de espessura.

"Nossa abordagem sugere que as telas holográficas podem ser projetadas a partir de dispositivos finos, como um telefone celular," disse o professor YongKeun Park, do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul.

Uma vantagem clara é que a técnica pode ser aplicada diretamente aos monitores LCD existentes.

As aplicações da holografia 3D têm ficado limitadas por técnicas complicadas, computação intensiva e baixa qualidade de imagem. Mas a melhoria das técnicas pode levar a uma ampla variedade de aplicações, incluindo cinema 3D sem a necessidade de óculos, vídeos holográficos na televisão e celulares que mostram objetos "saltando" de suas telas.

Bibliografia:

Artigo: Ultrathin wide-angle large-area digital 3D holographic display using a non-periodic photon sieve
Autores: Jongchan Park, KyeoReh Lee, YongKeun Park
Revista: Nature Communications
Vol.: 10, Article number: 1304
DOI: 10.1038/s41467-019-09126-9
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Holografia
  • Telas e Monitores
  • Fotônica
  • Interfaces

Mais tópicos