Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Cargueiro Leonardo acopla-se à Estação Espacial Internacional

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/08/2009

Cargueiro Leonardo acopla-se à Estação Espacial Internacional
No centro o módulo Leonardo, ainda seguro pelo braço robótico. À esquerda, o compartimento de carga do Discovery, de onde o módulo foi retirado.
[Imagem: NASA]

Contêiner espacial

Os astronautas da missão STS-128, que chegaram à Estação Espacial Internacional na madrugada deste domingo, acabam de desembarcar a maior carga levada a bordo do ônibus espacial Discovery.

O módulo Leonardo é uma espécie de contêiner espacial, fabricado na Itália e chamado tecnicamente MPLM (Multi-Purpose Logistics Module). Ele possui a mesma estrutura dos demais módulos da Estação Espacial Internacional, o que significa que ele se acopla diretamente a um porto, transformando-se temporariamente em uma extensão da Estação.

Pressurização

O módulo de carga Leonardo foi acoplado ao mesmo segmento onde está estacionado o ônibus espacial Discovery, usando o porto inferior, voltado para a superfície da Terra.

Neste momento os astronautas estão pressurizando o compartimento, que possui os computadores necessários para controlar sua própria temperatura e demais condições ambientais.

A seguir será iniciado o trabalho de descarregamento. Ao final da missão o módulo Leonardo será novamente recolocado na carroceria do Discovery e trazido de volta.

Carga

No interior do Leonardo seguem dois sistemas de reciclagem de urina para geração de água potável, um banheiro de reserva, dois quartos para os astronautas dormirem, dois suportes para experimentos científicos, dois fornos para aquecimento de comida, um refrigerador para armazenamento de alimentação, um freezer para guardar amostras biológicas coletadas dos próprios astronautas e de experimentos científicos, um rack para experimentos de combustão e uma nova esteira de exercícios físicos.

Após o término do descarregamento, os astronautas começarão os preparativos para a primeira caminhada espacial, marcada para amanhã.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Robôs Espaciais
  • Robôs

Mais tópicos