Energia

Célula solar em forma de fio para tecer roupas inteligentes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/08/2014

Célula solar em forma de fio para tecer roupas inteligentes
Os pesquisadores pretendem substituir o núcleo de aço para tentar viabilizar roupas mais leves.
[Imagem: Longbin Qiu et al. - 10.1002/anie.201404973]

Fibra solar

Uma célula solar em forma de fio, que pode ser tecido para criar roupas ou qualquer outro acessório pode ser o caminho para os computadores de vestir.

Longbin Qiu e seus colegas da Universidade Fudan, na China, chamam sua fibra solar de "célula solar coaxial flexível" - ela segue o mesmo padrão de construção dos cabos coaxiais usados em telecomunicações.

A inovação foi possível com uma mistura de nanotubos de carbono e um composto da mais do que promissora perovskita, um material que, entre outras proezas, já mostrou poder funcionar como célula solar de dia e tela à noite.

O dispositivo apresentou uma eficiência de 3,3%, o que é muito bom para um material em forma de fio, totalmente flexível, e com um processo de fabricação relativamente simples.

Roupas carregadas

O pólo negativo da célula consiste de um finíssimo fio de aço recoberto com dióxido de titânio nanocristalino, que gera uma grande área superficial para a deposição do composto de perovskita (CH3NH3PbI3).

A seguir vem uma camada de material orgânico - o pólo positivo -, com nanotubos de carbono entrelaçando-se para formar uma camada externa protetora transparente.

A camada de perovskita captura a luz, excitando elétrons que entram pela camada de dióxido de titânio, enquanto as lacunas, ou cargas positivas, são capturadas pela camada orgânica.

Está pronta a fibra solar, uma célula solar pronta para ser usada na fabricação de um tecido, que poderá ser usado para recarregar celulares e outros equipamentos portáteis, ou mesmo alimentar diretamente aparelhos de baixo consumo de energia, como tocadores de MP3.

Para ajudar a fazer as roupas inteligentes poderão ser usados fios de algodão eletricamente condutores ou fios-baterias, capazes de armazenar a eletricidade capturada pelos fios solares.

Artigo: Integrating Perovskite Solar Cells into a Flexible Fiber