Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Células a combustível de metanol ficam limpas e eficientes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/01/2015

Células a combustível de metanol ficam limpas e mais eficientes
O processo redox limpa a superfície do eletrodo de platina e ainda transforma o tóxico Cr VI em Cr III, um micronutriente.
[Imagem: IBS Center for Nanoparticle Research]

Células de combustível de metanol direto

Engenheiros coreanos estão propondo uma nova técnica para tirar as células a combustível do marasmo tecnológico em que essas fontes tão promissoras de eletricidade se viram envoltas nos últimos anos.

Dong Chung e seus colegas da Universidade de Seul descobriram um novo método para melhorar a eficiência e tornar mais limpas as células a combustível a metanol, de um tipo conhecido como DMFC (direct methanol fuel cell).

Além de aumentar muito a eficiência das células, a técnica retira automaticamente os íons de metais pesados tóxicos que resultam da operação dessas células.

As células de combustível de metanol direto foram largamente anunciadas como uma fonte de conversão de energia promissora para veículos elétricos e aparelhos portáteis porque não dependem de uma infraestrutura de fornecimento de hidrogênio - que ainda não existe.

No entanto, seu funcionamento está sujeito a uma queda de desempenho inevitável gerado pelo chamado "envenenamento com monóxido de carbono (CO)" que acomete seu catalisador. Além disso, o cromo hexavalente (Cr VI) também presente nessas células, é um metal pesado cancerígeno e altamente tóxico no ambiente aquático.

De contaminante a micronutriente

A equipe coreana descobriu uma forma de usar o Cr VI como uma espécie de "eliminador de CO" na sua célula DMFC.

O novo método não apenas utiliza o processo redox para limpar a superfície do catalisador de platina - transformando o CO em CO2 - como também permite que o Cr VI seja convertido em Cr III, que é um estado oxidado muito menos tóxico do cromo, que funciona inclusive como um micronutriente no solo.

Como resultado, a célula a combustível de metanol direto fica totalmente livre do cromo tóxico e ainda consegue operar sem qualquer alteração no rendimento por até 10 horas.

Além disso, a densidade máxima de energia da célula aumentou 20% a 70º C.

Bibliografia:

Artigo: Inhibition of CO poisoning on Pt catalyst coupled with the reduction of toxic hexavalent chromium in a dual-functional fuel cell
Autores: Dong Young Chung, Hyoung-il Kim, Young-Hoon Chung, Myeong Jae Lee, Sung Jong Yoo, Alok D. Bokare, Wonyong Choi, Yung-Eun Sung
Revista: Nature Scientific Reports
Vol.: 4, Article number: 7450
DOI: 10.1038/srep07450
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Células a Combustível
  • Catalisadores
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Veículos Híbridos e Elétricos

Mais tópicos