Plantão

(Alguns) Cientistas dizem que 'Oumuamua pode ser sonda alienígena

Com informações da BBC - 09/11/2018

Cientistas dizem que 'Oumuamua pode ser sonda alienígena
Esta é uma visualização artística do 'Oumuamua - mas o artista não parecia particularmente entusiasmado com a ideia de uma "sonda alienígena impulsionada por uma vela solar".
[Imagem: ESO/M. Kornmesser]

'Oumuamua

Quando o telescópio automático Pan-STARRS, no Havaí, o detectou pela primeira vez em outubro de 2017, vários telescópios juntaram-se no esforço de seguir sua trajetória por três noites, até que o perderam de vista.

Os astrônomos logo viram que o 'Oumuamua não era um objeto normal. Media 400 metros de comprimento, sua largura era dez vezes menor e sua superfície era avermelhada. Ele girava rapidamente, tinha uma trajetória caótica e seu brilho mudava de maneira abrupta.

'Oumuamua - o que parece ser um apóstrofo é uma letra chamada okina, que faz parte do nome e faz com que ele seja lido como roumuamua - é um termo havaiano que significa "primeiro mensageiro enviado de muito longe".

Mas ele tinha algo ainda mais incomum: ele não desacelerou tão rápido quanto deveria se apenas a gravidade estivesse atuando sobre ele. A explicação mais provável para as pequenas variações registradas na sua trajetória foi que estas seriam causadas por gases que emanam da sua superfície, tornando-o mais parecido com um cometa do que com um asteroide.

Mas nem todos os astrônomos concordaram com essa conclusão porque as observações não detectaram a característica da cauda de poeira e gelo normalmente identificada nesses viajantes espaciais.

O doutor Wes Fraser, da Universidade Queens, na Irlanda do Norte, levantou a hipótese de que o estranho movimento do 'Oumuamua talvez se devesse ao fato de ter ele ter sido atingido por outro objeto em algum ponto de sua trajetória.

Sonda alienígena

Agora, cientistas do Centro Harvard-Smithsoniano de Astrofísica, nos EUA, estão propondo que o 'Oumuamua pode ter surgido por um processo natural "ainda desconhecido no espaço interestelar ou em discos protoplanetários".

Por "origem artificial", os astrônomos Shmuel Bialy e Abraham Loeb querem dizer que o "'Oumuamua pode ser uma sonda totalmente operacional enviada intencionalmente para as proximidades da Terra por uma civilização alienígena". Ou pode se tratar de "um resto de equipamento tecnológico avançado", especificamente uma vela solar, um dispositivo que é impulsionado pela radiação solar ou pelo plasma do vento solar.

Bialy e Loeb chegaram a esta conclusão devido à alta velocidade e trajetória incomuns que os telescópios conseguiram captar do 'Oumuamua durante as três noites em que ele pôde ser observado.

Cientistas dizem que 'Oumuamua pode ser sonda alienígena
A Agência Espacial Europeia está construindo uma vela solar-elétrica, que alguns defendem ser uma propulsão capaz de viabilizar viagens de ida e volta a Marte.
[Imagem: Alexandre Szames]

"Este é o primeiro objeto descoberto no sistema solar que se originou fora do sistema solar. Desde a sua descoberta, Oumuamua tem mostrado características incomuns que o tornam um objeto raro, pertencente a uma classe de objetos não vista antes", disse Loeb à rede britânica BBC. "O que poderia causar o excesso de aceleração do 'Oumuamua? Essa é a questão fundamental que tentamos responder. Se não é a cauda de um cometa que o empurra, o que mais poderia ser? Nossa hipótese é de que se trata da radiação solar."

Loeb compara o Oumuamua com velas solares criadas por nossa civilização, como a Ikaros, primeira sonda interplanetária impulsionada com uma vela solar, lançada pela Jaxa, a agência de exploração aeroespacial do Japão, em 2010 com destino ao planeta Vênus.

"Se (o 'Oumuamua) é parte de uma coleção de objetos, tem de haver mais para descobrirmos no futuro. Apenas uma fração de objetos interestelares serão restos tecnológicos de uma civilização alienígena. Mas precisamos examinar qualquer coisa entre no sistema solar a partir do espaço interestelar para conhecer a verdadeira natureza do 'Oumuamua ou de outros objetos misteriosos," disse Loeb, que também já propôs em um estudo anterior que as luzes de cidades extraterrestres podem revelar civilizações alienígenas.

Polêmica científica

Apesar do estudo de Bialy e Loeb ter sido publicado por uma das mais renomadas revistas científicas da área de astronomia e astrofísica, nem todos os cientistas se convenceram dos argumentos da dupla.

"Não estou muito convencido e honestamente acredito que o estudo tem muitas falhas", disse sobre o estudo

Alan Jackson, membro do Centro de Ciências Planetárias da Universidade de Toronto, no Canadá, disse em entrevista à CNN que, se o 'Oumuamua fosse uma vela solar, ele seria mais fino do que os autores da pesquisa pensam.

Além disso, se fosse uma nave em funcionamento "teria uma trajetória muito mais suave e uma aceleração evidentemente impulsionada pela radiação". E, considerando a possibilidade de ter sido danificada, Jackson diz que seu movimento "estaria muito mais influenciado pelas forças de radiação".

Bialy e Loeb esclarecem em seu artigo que as observações que os telescópios fizeram do objeto "não são conclusivas o suficiente para fornecer uma imagem clara do 'Oumuamua, e só se pode especular sobre um possível geometria e natureza".

Então seria o 'Oumuamua uma prova de que existe vida em outros planetas? Loeb respondeu a esta pergunta da BBC: "Eu sigo a máxima de Sherlock Holmes: 'Quando você elimina toda solução lógica para um problema, o ilógico, ainda que impossível, é invariavelmente o certo'."

Artigo: Could Solar Radiation Pressure Explain ‘Oumuamua’s Peculiar Acceleration?
Autores: Shmuel Bialy, Abraham Loeb