Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

CNPq investe em pesquisas de biocombustíveis de segunda geração

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/06/2009


Cooperação internacional em biocombustíveis

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) divulgou edital para estimular ações de cooperação internacional na área de biocombustíveis de segunda geração. O objetivo é incentivar a colaboração científica e tecnológica ou de inovação entre grupos de pesquisa brasileiros e dos países Membros ou Associados da União Européia (EU).

Para implementar projetos de pesquisa, o Edital destina R$11,6 milhões para propostas que enfoquem o desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de biocombustíveis de segunda geração e também que apresentem melhorias e avanços tecnológicos em relação às matérias primas oriundas da biomassa, às técnicas de conversão, à integração de processos e a sustentabilidade.

Temas das pesquisas

As propostas devem abordar os seguintes temas: caracterização e o pré-tratamento das matérias primas; conversão bioquímica e termoquímica de materiais lignocelulolíticos; utilização, valorização e economia no uso de resíduos; subprodutos e processos e fluxos de resíduos; otimização de água e balanços energéticos; e avaliação da sustentabilidade.

Após a conclusão do desenvolvimento tecnológico, a pesquisa deverá incluir planta de fábrica, levando-se em conta o conceito de integração energética, tais como: possibilidades tecnológicas, simulações, avaliação de custos, redução do consumo e co-geração do vapor.

Somente pesquisas promissoras

As atividades de pesquisa devem ser bem articuladas, concatenadas e sinérgicas, de modo a agregar competências que venham gerar um verdadeiro impacto nos campos científico, tecnológico, econômico, social e ambiental. Além disso, devem ter metas quantitativas e qualitativas bem definidas, compreendendo: pesquisa, recursos humanos, transferência de conhecimento para a sociedade, setor empresarial e governamental.

Podem apresentar propostas pesquisadores doutores com vínculo empregatício ou funcional com instituição de ensino superior (IES), centro e instituto de pesquisa e desenvolvimento público, ou privado sem fins lucrativos, constituídos sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País, e que tenham seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes.

As propostas devem ser encaminhadas até 12 de julho, sob a forma de projeto ao CNPq, com o preenchimento do formulário de propostas online, disponível no endereço eletrônico Plataforma Carlos Chagas. O edital completo pode ser visto no endereço www.cnpq.br/editais/ct/2009/006.htm.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Biocombustíveis
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Investimentos

Mais tópicos