Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Destaques e Imagens

Cometa verde aproxima-se da Terra

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/02/2009

Cometa verde aproxima-se da Terra
Imagem do Lulin feita pelo astrônomo amador Jack Newton, usando um telescópio.
[Imagem: Jack Newton]

A maioria dos brasileiros deverá estar entretida o suficiente pulando carnaval, e poderá não se dar conta de que um enfeite inusitado estará também decorando os céus.

Cometa Verde

O cometa Lulin, um cometa verde, deverá estar no seu ponto mais próximo da Terra justamente na terça-feira de Carnaval, dia 24 de Fevereiro.

O nome Lulin foi dado em homenagem ao telescópio utilizado em sua descoberta, localizado na China. As fotos foram feitas pelo astrônomo taiwanês Chi Sheng Lin, mas o cometa verde foi identificado pelo estudante chinês Quanzhi Ye, de 19 anos, em Julho de 2007.

Os astrônomos estimam que o cometa verde atingirá um brilho de magnitude entre 4 e 5. Isso significa que ele só poderá ser visto fora das cidades, onde o céu é escuro o suficiente. Mas estas são apenas estimativas, uma vez que esta será a primeira vez que o Lulin passará próximo à Terra e poderá ser observado em detalhes.

Atmosfera venenosa

A cor verde do Lulin vem dos gases que formam sua "atmosfera." Os jatos que emanam do núcleo do cometa contêm cianogênio - um gás venenoso encontrado em muitos cometas - e carbono diatômico (C2). Estas duas substâncias emitem luz verde quando iluminadas pela luz do Sol nas condições de quase-vácuo do espaço.

Apesar de tóxicos, os gases emanados pelo cometa não representam perigo. Primeiro porque ele passará a 60 milhões de quilômetros da Terra. Em segundo lugar, mesmo se o cometa passasse mais próximo, e a Terra cruzasse sua cauda, os gases não seriam capazes de penetrar nossa atmosfera, muito mais densa.

Ainda numa última hipótese, caso esses gases pudessem entrar na atmosfera da Terra, não haveria gases suficientes para representar qualquer perigo. Ou seja, o único efeito sensível desses gases tóxicos é de o tornar o Lulin um belo cometa verde.

No Carnaval, o Lulin deverá ser visto próximo a Saturno, na Constelação de Leão. Localizar Saturno não é difícil, mesmo a olho nu. É provável, mas não certo, que o cometa verde também possa ser visto a olho nu.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia
  • Exploração Espacial

Mais tópicos