Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Como as montanhas se formam? Não é bem como os cientistas pensavam

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/06/2023

Como as montanhas se formam? Não é exatamente como os cientistas pensavam
A região da Itália é interessante para estudos como este porque permite conectar diferentes escalas temporais.
[Imagem: Sean Gallen]

Zonas de subducção

A teoria ensinada hoje pelos geólogos afirma que as montanhas surgem na superfície da Terra nas chamadas zonas de subducção, onde uma placa tectônica mergulha sob outra placa, forçando-a a subir.

Em outras palavras, acredita-se que as montanhas tenham-se formado através do amassamento e do espessamento da crosta terrestre.

Mas não foi isso o que constataram Sean Gallen e seus colegas da Universidade do Estado do Colorado, nos EUA, quando decidiram estudar em detalhes a região da Calábria, na Itália, que possui características que permitiram essa primeira tentativa de tirar o assunto da formação das montanhas do plano teórico.

"A construção de montanhas é um processo fundamental de como a Terra se comporta, e este estudo sugere que podemos não entender isso tão bem quanto pensávamos," disse o pesquisador.

Gravador geológico

A equipe combinou medições que registraram escalas de tempo geologicamente curtas e longas, de milhares de anos a dezenas de milhões de anos, criando o que eles chamam de um "gravador geológico" da história tectônica, contra o qual eles contrastaram a paisagem atual.

"No sul da Itália, a paisagem na verdade é a ponte entre esses diferentes métodos que normalmente usamos," explicou Gallen.

As partes planas e de alta elevação da paisagem ao longo do "dedo do pé" da península italiana representam uma época em que a formação de montanhas era lenta, enquanto uma transição íngreme abaixo marca uma rápida aceleração. Essas pistas na paisagem permitiram que os pesquisadores produzissem um registro contínuo e de longo prazo da elevação da rocha, o registro mais longo e completo desse tipo.

Foi aí que os dados observacionais não bateram com a teoria: "Esperávamos ver uma correlação entre a taxa na qual a placa está mergulhando sob a outra placa ao longo do tempo e nossa história de elevação das rochas, e nós não vimos isso," contou Gallen.

Como as montanhas se formam? Não é exatamente como os cientistas pensavam
A interação "superficial" das placas tectônicas não conseguiu explicar o surgimento das montanhas.
[Imagem: Sean F. Gallen et al. - 10.1038/s41561-023-01185-4]

Como as montanhas se formam?

Se os dados não mostraram o que a teoria predizia, eles mostraram algo bem mais interessante: Um outro processo dirigiu a formação das montanhas, ao menos no caso da Calábria.

Os dados apontam para a descida da placa inferior através do manto da Terra e sua alteração do campo de fluxo do manto é o principal fator que controlou a elevação do solo e a formação das montanhas - o enrugamento e o espessamento da crosta parecem ser secundários.

Os geólogos alertam que serão necessários mais dados para confirmar se essa interpretação está correta, embora sua hipótese seja fundamentada por modelos numéricos já elaborados. Outros pesquisadores já haviam conectado a altura das montanhas às interações das placas tectônicas dentro do manto fluido e plástico da Terra, mas esta nova pesquisa indica pela primeira vez que esse mecanismo pode ser a força dominante na formação das montanhas nas zonas de subducção.

"Os resultados sugerem que a maneira típica como vemos a construção de montanhas não se aplica ao sul da Itália," disse Gallen. "Elas parecem ser controladas por coisas muito mais profundas dentro do sistema terrestre. Esse comportamento foi visto em modelos, mas nunca na natureza. Esta é a primeira vez que acreditamos tê-lo observado."

Bibliografia:

Artigo: Calabrian forearc uplift paced by slab-mantle interactions during subduction retreat
Autores: Sean F. Gallen, Nikki M. Seymour, Christoph Glotzbach, Daniel F. Stockli, Paul O’Sullivan
Revista: Nature Geoscience
DOI: 10.1038/s41561-023-01185-4
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Mineração
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Corpos Celestes

Mais tópicos