Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Computador afetivo sabe o que você está sentindo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/10/2014

Computação afetiva: o computador sabe o que você está sentindo
O algoritmo combina duas formas de detectar emoções - a dinâmica da digitação e a análise de padrões dos textos digitados.
[Imagem: Nahin et al. - 10.1080/0144929X.2014.907343]

Um programa de computador conseguiu reconhecer estados emocionais das pessoas com 87% de precisão, com pequenas variações de uma emoção para outra.

O algoritmo, que combina duas formas bem conhecidas de detectar emoções - a dinâmica da digitação e a análise de padrões dos textos digitados - foi criado por Nazmul Nahin e seus colegas da Universidade Islâmica de Tecnologia, em Bangladesh.

Para fornecer dados para o sistema, os pesquisadores pediram que voluntários observassem o seu estado emocional depois de digitar textos específicos, bem como em intervalos regulares durante o uso normal do computador (texto livre).

Isto gerou dados sobre padrões de digitação associados com sete estados emocionais - alegria, medo, raiva, tristeza, desgosto, vergonha e culpa.

Para ajudá-los a analisar os textos, os pesquisadores usaram um banco de dados padrão de palavras e frases associadas com os mesmos sete estados emocionais.

Depois de executar uma variedade de testes, eles descobriram que os seus novos resultados combinados são melhores do que os resultados gerados pelas duas técnicas aplicadas isoladamente.

A alegria, por exemplo, foi detectada pelo programa com 87% de precisão, e a raiva com 81% - as melhores taxas de detecção entre as sete emoções.

Computação afetiva

Os pesquisadores avaliam que seus resultados são uma contribuição importante para o que eles chamam de "computação afetiva", a tentativa de "detectar a emoção do usuário em um determinado momento".

Segundo a equipe, apesar de todos os avanços na capacidade e no desempenho dos computadores, pouco se fez em termos de suas interações com os usuários.

"Sistemas computacionais que puderem detectar a emoção do usuário podem ser muito melhores do que os atuais sistemas de jogos, ensino on-line, processamento de texto, processamento de imagem e vídeo, autenticação de usuários e de inúmeras outras áreas onde o estado emocional do usuário é fundamental," escreveram eles.

Bibliografia:

Artigo: Identifying emotion by keystroke dynamics and text pattern analysis
Autores: A. F.M. Nazmul Haque Nahin, Jawad Mohammad Alam, Hasan Mahmud, Kamrul Hasan
Revista: Behaviour & Information Technology
Vol.: 33, Issue 9 - pages 987-996
DOI: 10.1080/0144929X.2014.907343
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Inteligência Artificial
  • Computadores
  • Biomecatrônica

Mais tópicos