Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Comunicação digital feita ao toque de um dedo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/12/2020

Comunicação digital feita ao toque de um dedo
Pesquisador transfere informações de um chip em um relógio tocando em um sensor conectado a um computador.
[Imagem: John Underwood/Purdue University]

Rede corporal

Tão logo a tecnologia começou a ser incorporada em tecidos e roupas, emergiu a ideia de criar "redes corporais", sistemas para troca de informações no corpo humano - e entre corpos de diferentes humanos.

Agora, pesquisadores criaram a primeira tecnologia que permite enviar informações digitais - seja uma senha ou uma foto - apenas tocando uma superfície com seu dedo.

Isso essencialmente permite que seu corpo funcione como o elo entre seu cartão de crédito ou seu celular e a maquininha, apenas para citar um exemplo - pense em relógios inteligentes, marca-passos, bombas de insulina e outros dispositivos vestíveis ou implantáveis que podem precisar trocar informações.

"Estamos acostumados a desbloquear dispositivos usando nossas impressões digitais, mas nossa tecnologia não depende da biometria - depende de sinais digitais. Imagine fazer login em um aplicativo no telefone de outra pessoa apenas com um toque," comparou o pesquisador Shreyas Sen, da Universidade Purdue, nos EUA.

Eletro-quasistática

A principal preocupação com as redes corporais está na segurança, já que qualquer informação que esteja diretamente ligada ao seu corpo - como dispositivos médicos ou de monitoramento de saúde - envolvem o mais alto nível de privacidade.

Assim, em vez de usar os tradicionais sinais de rádio de tecnologias como Bluetooth ou Wi-Fi, esta nova tecnologia mantém os sinais confinados dentro do corpo, acoplando-os na chamada "faixa eletro-quasistática", que é muito mais baixa no espectro eletromagnético do que a comunicação Bluetooth.

É esse mecanismo que permite a transferência de informações apenas tocando uma superfície. Mesmo que seu dedo paire a apenas um centímetro acima de uma superfície, as informações não serão transferidas - só com um toque direto. Isso evita que um hacker roube suas informações interceptando os sinais.

Os pesquisadores acreditam que as aplicações desta tecnologia irão além de como interagimos com os dispositivos hoje.

"Sempre que você habilita um novo canal de hardware, ele oferece mais possibilidades. Pense nas grandes telas de toque que temos hoje - a única informação que o computador recebe é a localização do seu toque. Mas a capacidade de transferir informações através do seu toque pode mudar as aplicações dessa grande tela de toque," disse Sen.

Bibliografia:

Artigo: BodyWire-HCI: Enabling New Interaction Modalities by Communicating Strictly During Touch Using Electro-Quasistatic Human Body Communication
Autores: Shovan Maity, David Yang, Scott Stanton Redford, Debayan Das, Baibhab Chatterjee, Shreyas Sen
Revista: ACM Transactions on Computer-Human Interaction
DOI: 10.1145/3406238
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transmissão de Dados
  • Armazenamento de Dados
  • Radiação Eletromagnética
  • Processadores

Mais tópicos