Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Couro feito de seda substitui couro animal e não polui ambiente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/05/2021

Couro feito de seda substitui couro animal e não polui ambiente
Diferentes padronagens fabricadas com o couro de seda.
[Imagem: L. Mogas-Soldevila et al. - 10.1016/j.matdes.2021.109631]

Couro de seda

Pesquisadores criaram um material que imita o couro e que é fabricado a partir da conhecida seda do bicho-da-seda.

A diferença é que, em vez de transformar a seda em tecido, a equipe desenvolveu uma técnica para "quebrar" as fibras dos casulos do bicho-da-seda em seus componentes proteicos fundamentais e então usar essas proteínas para formar o material parecido com o couro.

Além de apresentar propriedades físicas semelhantes ao couro real, o "couro de seda" pode ser impresso em diferentes padrões e texturas, pode ser dobrado, perfurado e esticado, operações normalmente usadas para criar artigos de couro animal.

O material também resiste à costura e à conexão de peças como rebites, ilhós, alças e fechos.

Couro ambientalmente amigável

Apesar de ser um material natural de qualidade incontestável, o couro apresenta uma forte pegada ambiental, do pasto necessário à criação dos bois até o seu processamento, que exige e gera grandes quantidades de compostos químicos agressivos, grande parte deles lançados no ambiente.

Por isso a equipe partiu em busca de uma alternativa ao couro que pudesse usar materiais sustentáveis, atóxicos e amigáveis ao meio ambiente.

"Nosso trabalho está centrado no uso de materiais de origem natural que minimizam o uso de produtos químicos tóxicos, enquanto mantêm o desempenho do material, de forma a fornecer alternativas para produtos que são comuns e amplamente usados hoje," disse o professor Fiorenzo Omenetto, da Universidade Tufts, nos EUA, cuja equipe vem desenvolvendo produtos e peças de seda há alguns anos.

Couro feito de seda substitui couro animal e não polui ambiente
Peças de couro de seda fabricados pela equipe.
[Imagem: L. Mogas-Soldevila et al. - 10.1016/j.matdes.2021.109631]

Reciclagem total

Além de ser derivado da dissolução das fibras de seda, todo o processo de fabricação do couro de seda é à base de água, usando apenas produtos químicos não danosos, em temperatura ambiente e reduzindo drasticamente a geração de resíduos tóxicos, segundo a equipe.

O couro de seda pode ser fabricado usando camadas 3D aplicadas por equipamentos computadorizados, o que permite criar padronagens regulares para ajustar a força e a flexibilidade de cada peça. Também é possível imprimir padrões visando a estética (por exemplo, uma trama de cesta), bem como padrões geométricos não-regulares para imitar a textura da superfície do couro animal.

Os materiais resultantes são fortes, macios, flexíveis e duráveis e, como o couro natural, são biodegradáveis assim que entram no fluxo de resíduos.

Na verdade, quando chegarem ao fim da vida útil, os produtos de couro de seda poderiam ser redissolvidos e regenerados em sua matéria-prima gelatinosa original, para serem reimpressos em novos produtos.

Bibliografia:

Artigo: Additively manufactured leather-like silk protein materials
Autores: L. Mogas-Soldevila, G. Matzeu, M. Lo Presti, F.G. Omenetto
Revista: Materials & Design
Vol.: 203, 109631
DOI: 10.1016/j.matdes.2021.109631
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Compósitos
  • Tecidos
  • Biotecnologia
  • Polímeros

Mais tópicos