Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

CPqD abre laboratórios para uso de empreendedores

Com informações da Agência Fapesp - 16/09/2016


Hiperespaço empreendedor

O CPqD, uma instituição independente com foco no desenvolvimento de tecnologias da informação e comunicação (TIC), criou um ambiente dentro das suas instalações, em Campinas (SP), para uso de empreendedores com projetos em novas tecnologias.

O local, denominado Hiperespaço, colocará à disposição dos empreendedores os laboratórios do CPqD e do polo tecnológico localizado no entorno da Unicamp para que as empresas emergentes (startups) possam desenvolver suas ideias.

Segundo Flávio de Andrade da Silva, coordenador das ações em Internet das Coisas (IdC) do CPqD e responsável pela implantação do Hiperespaço, a inauguração está prevista para o final de outubro e os primeiros empreendedores deverão se instalar em meados de novembro. "Ainda pretendemos testar o ambiente com um ou dois projetos do próprio CPqD, o que deve levar algumas semanas", diz.

A iniciativa também pretende oferecer mentoria tecnológica em áreas de computação cognitiva e avançada, comunicações ópticas e sem fio, redes de dados, sensoriamento, segurança da informação e comunicação, entre outros. "Para isso, colocaremos nossos pesquisadores à disposição dos empreendedores e promoveremos cursos e workshops", afirmou Silva.

Liberdade

Para ter acesso ao Hiperespaço os interessados devem associar-se ao CPqD e pagar uma taxa para utilizar o ambiente. De acordo com Silva, não haverá contrato que obrigue o empreendimento iniciante a registrar a patente da sua tecnologia desenvolvida no nome do CPqD.

"O empreendedor está livre para buscar o investimento em sua tecnologia fora do nosso polo", afirma. Ele lembra, no entanto, que o CPqD pode vir a investir nas startups, caso surja o interesse. "Estamos desenhando como será realizado esse tipo de investimento", diz.

Os laboratórios também serão abertos às empresas que prefiram utilizá-los em vez de seu próprio espaço, a fim de economizar o investimento em novas instalações.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inovação nas Empresas
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Transmissão de Dados
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos