Plantão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/08/2012

Veja cratera onde robô da NASA pousará em Marte
A cratera Gale, com 154 km de diâmetro, está localizada a 5,4 graus de latitude Sul e 137,9 graus leste.
[Imagem: Cratera Gale: ESA/DLR/FU Berlin/G. Neukum; Marte: NASA/JPL/Caltech]

Alvo ajustável

A cratera Gale contém um "X" virtual, que está sendo alvejado pelo robô Curiosidade, que tentará seu arriscado pouso em Marte na madrugada desta segunda-feira.

Com a aproximação, a NASA ajustou a posição desse "X". Na verdade, é uma grande elipse, e não há qualquer preocupação em atingir seu centro.

Originalmente, o ponto de pouso era uma elipse de 20 x 25 km.

Com a aproximação, e com as correções de rota da nave durante seu curso, o objetivo agora é uma área de 20 x 7 km.

Embora pareça ser um alvo grande, essa é a maior precisão já obtida por uma missão a Marte.

Veja cratera onde robô da NASA pousará em Marte
Visão oblíqua do Monte Agudo (Mount Sharp), o principal alvo de exploração do robô Curiosidade. As elipses marcam o alvo original e o alvo ajustado para o pouso do robô marciano.

Monte Agudo

A alteração colocou o "X" - o centro da elipse - mais próximo da montanha existente na interior da cratera Gale, que possui um diâmetro de 154 km.

Esse monte central, chamado Monte Agudo (Mount Sharp), ergue-se a 5,5 km acima do piso médio da cratera, e é o grande alvo do enorme robô Curiosidade, que tem o tamanho de um carro.

Dados das sondas espaciais em órbita identificaram minerais e argilas que sugerem que toda a área já pode ter sido coberta com água no passado.

À medida que começar a subir lentamente a montanha, o robô Curiosidade irá analisando amostras desses materiais no laboratório que leva a bordo - o nome da missão é Laboratório Científico de Marte (MSL - Mars Science Laboratory).

A maior expectativa é quanto à existência de moléculas que os cientistas chamam de blocos construtores da vida, moléculas orgânicas típicas dos seres vivos da Terra.