Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Descoberto poço de 180 metros em Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/02/2021

Descoberto poço de 180 metros em Marte
O poço é totalmente diferente das inúmeras crateras de impacto que cobrem a superfície marciana.
[Imagem: NASA/JPL/UArizona]

Poço em Marte

Enquanto todas as atenções se voltam para o robô Perseverança, que acaba de pousar em Marte, um pesquisador encontrou uma surpresa em Marte usando a sonda espacial MRO, que está em órbita do planeta desde 2006.

O professor Ross Beyer é um dos responsáveis pela HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment), uma câmera de alta resolução a bordo da sonda.

Foi ela que fez esta fotografia impressionante de um buraco com estimados 180 metros de profundidade.

A imagem da esquerda é uma foto "normal" da HiRISE, enquanto a imagem da direita mostra a imagem após ser processada para equilibrar o brilho dos píxeis.

"Felizmente, a HiRISE é sensível o suficiente para realmente ver as coisas naquilo que, de outra forma, seria apenas um poço escuro," escreveu Beyer. "Como a HiRISE girou quase 30 graus para capturar esta imagem, podemos ver a parede leste áspera do fosso. O chão do poço parece ser de areia lisa e desce para sudeste."

A primeira teoria é que o poço possa ser fruto de uma antiga atividade vulcânica, o que levanta a possibilidade interessante de que haja não apenas outros poços, mas também túneis interligando-os, como acontece nos tubos de lava do Havaí.

"Obviamente, não podemos ver nenhum túnel nas paredes visíveis, mas eles podem estar em outras paredes que não são visíveis," arriscou Beyer.

Se o helicóptero marciano Engenhosidade tiver sucesso em seu voo nos próximos meses, veículos voadores poderiam ser a melhor alternativa para que futuras missões explorem poços como esses.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Marte
  • Sondas Espaciais
  • Robôs Espaciais
  • Mineração

Mais tópicos