Espaço

Imagem inédita parece ultrassom de uma Terra bebê

Com informações do ESO - 07/04/2016

Disco protoplanetário mostra nascimento de outra Terra
Os espaços são muito provavelmente resultado de partículas que se juntaram para formar planetas.
[Imagem: S. Andrews/B. Saxton/ALMA(ESO/NAOJ/NRAO)]

Feto planetário

Esta nova imagem obtida pelo radiotelescópio ALMA mostra, com detalhes nunca antes obtidos, um disco de formação planetária em torno da TW Hidra, uma estrela parecida com o nosso Sol.

A imagem revela um espaço vazio no disco, espaço este que se encontra à mesma distância da estrela que a Terra se encontra do Sol, o que pode significar que uma versão do nosso planeta, ou possivelmente uma super-Terra mais massiva, esteja começando a se formar nesse local.

A estrela TW Hidra é muito estudada devido à sua proximidade da Terra - apenas 175 anos-luz de distância - e ao fato de ser uma estrela muito jovem, com cerca de 10 milhões de anos de idade.

Curiosamente, quando a olhamos da Terra, vemos a estrela de cima, o que dá uma visão rara e sem distorções de todo o disco protoplanetário que a rodeia.

Formação de planetas

"Estudos anteriores, feitos com telescópios ópticos e de rádio, confirmaram que TW Hidra possui um disco proeminente com estruturas que sugerem fortemente que planetas estão começando a coalescer," disse Sean Andrews, do Centro Harvard-Smithsoniano de Astrofísica, nos EUA.

"As novas imagens do ALMA mostram o disco com um detalhe sem precedentes, revelando uma série de anéis de poeira brilhantes e espaços escuros concêntricos, incluindo estruturas intrigantes que parecem indicar que um planeta com uma órbita do tipo da Terra está se formando nesse local," acrescentou Andrews.

Estes espaços são muito provavelmente o resultado de partículas que se juntaram para formar planetas e que, em seguida, limparam as suas órbitas da poeira e do gás, levando o material para regiões bem definidas.

Os outros espaços vazios significativos que aparecem nas novas imagens estão situados a três e seis bilhões de quilômetros da estrela, o que corresponde às distâncias médias entre o Sol e os planetas Urano e Plutão no nosso Sistema Solar.

Artigo: Ringed Substructure and a Gap at 1 AU in the Nearest Protoplanetary Disk