Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Dois distritos de inovação serão criados no estado de São Paulo

Com informações da Agência Fapesp - 13/12/2018


Distritos de inovação

Dois novos distritos de inovação deverão ser criados em São Paulo, um na capital e outro no interior do estado.

Distritos de inovação são áreas em regiões já consolidadas de cidades que reúnem empresas, universidades, instituições de pesquisa, incubadoras e startups, favorecendo o surgimento de ideias inovadoras e criativas - o Vale do Silício, nos Estados Unidos, é o exemplo mais conhecido desse tipo de iniciativa.

Um dos distritos deverá ser situado onde hoje está instalada a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na Vila Leopoldina, e o segundo na Fazenda Argentina - uma área de 1,4 milhão de metros quadrados (m2), em Campinas, adquirida, em 2014, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A fim de viabilizar esses projetos, a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), está desenvolvendo um projeto com o objetivo de estabelecer parâmetros conceituais e operacionais para a instalação desses ambientes de inovação e criatividade.

"A FAPESP está comprometida com essas iniciativas, que exigirão agregar nessas áreas diferentes esferas dos governos, atores da sociedade civil, grandes empresas e startups. Também será preciso estabelecer uma governança compartilhada a fim de garantir tempo e estabilidade para a maturação desses projetos", disse Eduardo Moacyr Krieger, vice-presidente da FAPESP.

Ceagesp e Fazenda Argentina

A oportunidade de criar um distrito de inovação onde hoje está localizada a Ceagesp surgiu com a recente decisão do governo do Estado de São Paulo de transferir o maior entreposto atacadista de alimentos do país para outra área.

A partir dessa decisão, expressa por meio de uma manifestação de interesse público, representantes da Prefeitura Municipal de São Paulo começaram a se mobilizar para iniciar um projeto com o objetivo de estudar novos cenários de ocupação da área da gleba Ceagesp, de 650 mil mm2, e firmaram uma parceria com a FAPESP.

Em razão da vizinhança da Ceagesp - localizada ao lado da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Instituto Butantan -, uma das propostas surgidas foi a de transformá-la em um distrito de inovação.

"O projeto tem um eixo jurídico importante, além de um urbanístico e outro econômico, com o intuito de constituir as bases de financiamento das iniciativas de inovação que se pretende realizar naquela área", disse Andrea Calabi, coordenador do projeto de implantação de ambientes de inovação e criatividade no Estado de São Paulo.

Recentemente, a Unicamp também decidiu transformar a Fazenda Argentina - situada no polo II da Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec) - em um centro internacional para o desenvolvimento sustentável.

A Prefeitura Municipal de Campinas concordou em criar ao redor da área um distrito de inovação. O projeto pode ser a semente para a criação de uma cidade inteligente, disse Marco Aurélio Pinheiro Lima, diretor executivo de planejamento integrado da Unicamp.

A fim de desenvolver as modelagens jurídica, institucional, financeira e urbanística para viabilizar os projetos de construção de distritos de inovação na gleba Ceagesp e na Fazenda Argentina, a FAPESP convidou a Fipe para participar da iniciativa.

"Sabemos que esses dois empreendimentos são de longo prazo. Só a transferência da Ceagesp vai exigir um longo tempo de maturação do projeto, mas ele precisa ser pensado e planejado com muita antecedência," disse Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Investimentos
  • Inovação nas Empresas
  • Impactos sobre o Meio Ambiente

Mais tópicos