Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

É seguro enviar humanos a Marte se viagem durar menos de quatro anos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/08/2021

É seguro enviar humanos a Marte se viagem durar menos de quatro anos
Não adianta construir naves com blindagens grossas demais porque o efeito líquido seria prejudicial.
[Imagem: Steve Bidmead/Pixabay]

Tempo máximo de uma viagem a Marte

Agências espaciais e empresas privadas têm planos de enviar humanos a Marte, mas, fora as questões técnicas e econômicas, uma questão permanece: É seguro enviar humanos - em termos dos efeitos sobre sua saúde - em uma viagem ao planeta vermelho?

Um grupo de especialistas de quatro instituições dos EUA, Rússia e Polônia se dispôs a reunir os melhores fundamentos disponíveis atualmente para tentar responder a essa questão.

A resposta é "Sim", mas seguida de um "mas" importante.

Segundo Mikhail Dobynde e seus colegas, os humanos devem ser capazes de viajar com segurança para Marte, e retornar, desde que a espaçonave tenha blindagem suficiente e que a viagem de ida e volta seja mais curta do que aproximadamente quatro anos.

Além disso, o momento da viagem deve ser bem calculado, porque realmente faz a diferença: Os pesquisadores determinaram que o melhor momento para um foguete deixar a Terra rumo a Marte é quando a atividade solar estiver em seu pico, conhecido como máximo solar.

É seguro enviar humanos a Marte se viagem durar menos de quatro anos
Os pesquisadores modelaram os diversos tipos de raios cósmicos a que os astronautas estarão sujeitos fora da magnetosfera terrestre.
[Imagem: Mikhail I. Dobynde et al. - 10.1029/2021SW002749]

Proteção do máximo solar

Embora esta segunda condição pareça contraditória, dado que o máximo solar marca o período de maior emissão de radiação da nossa estrela, o fato é que essa radiação solar aumentada oferece um maior nível de proteção ao Sistema Solar interno contra as partículas energéticas e mais perigosas emitidas por estrelas e galáxias distantes.

Os dois principais tipos de radiação perigosa no espaço são as partículas energéticas solares e os raios cósmicos galácticos. A intensidade de cada um depende da atividade solar, com a intensidade das partículas energéticas solares sendo maior durante o máximo do ciclo solar de 11 anos de duração. Particularmente no período de seis a 12 meses em torno do pico da atividade solar, a atividade da nossa estrela é forte o suficiente para reduzir ao seu mínimo os raios cósmicos galácticos que chegam até Marte e a Terra.

E, calcula a equipe, nesse nível mínimo de radiação cósmica, as blindagens atualmente disponíveis para as naves espaciais conseguirão proteger os astronautas durante a viagem e sua permanência em Marte.

É seguro enviar humanos a Marte se viagem durar menos de quatro anos
A maior preocupação é com o efeito cumulativo da radiação.
[Imagem: Mikhail I. Dobynde et al. - 10.1029/2021SW002749]

Radiação cumulativa

Os pesquisadores usaram modelos geofísicos de radiação de partículas para um ciclo solar, combinados com modelos de como a radiação afetaria a espaçonave e seus passageiros humanos, incluindo seus efeitos variados em diferentes órgãos do corpo.

A modelagem concluiu que construir a cápsula da espaçonave com um material espesso o suficiente pode ajudar a proteger os astronautas da radiação; contudo, se a blindagem for espessa demais, ela pode até mesmo aumentar a quantidade de radiação secundária à qual os astronautas ficarão expostos.

Contudo, devido ao efeito cumulativo da radiação que vence os escudos e blindagens, incidindo sobre os astronautas o tempo todo, a equipe calcula que não é seguro ficar no espaço por mais do que quatro anos.

Isso torna uma viagem de ida e volta a Marte um objetivo factível. Na verdade, com a tecnologia de foguetes e naves atuais, uma viagem para Marte levaria cerca de nove meses; portanto, dependendo do momento do lançamento e do combustível disponível, é plausível que uma missão humana possa alcançar o planeta e retornar à Terra em menos de dois anos.

Bibliografia:

Artigo: Beating 1 Sievert: Optimal Radiation Shielding of Astronauts on a Mission to Mars
Autores: Mikhail I. Dobynde, Yuri Y. Shprits, A. Yu. Drozdov, J. Hoffman, J. Li
Revista: Space Weather
DOI: 10.1029/2021SW002749
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Marte
  • Exploração Espacial
  • Universo e Cosmologia
  • Radiação Eletromagnética

Mais tópicos