Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

SBPC - Economia verde é alternativa ao hiperconsumismo, diz professor

MCT - 30/07/2010


Economia e ecologia

"Não existe sociedade sem sistema ecológico, mas existe meio ambiente sem sociedade e economia".

Esta foi a afirmação do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Clóvis Cavalcanti, ao falar sobre o tema Economia verde: como usar a natureza respeitando seus ritmos, na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Natal (RN).

O pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, que é membro fundador da Sociedade Internacional de Economia Ecológica, defende a ideia da economia verde, destacando que a economia não pode crescer sem respeitar os limites da natureza. "O crescimento exponencial termina sempre em desastre", frisou.

Segundo ele, valores em dinheiro podem sim crescer geometricamente, mas geram possíveis "bolhas", transformando-se em grandes crises, tal como a vivenciada recentemente nos Estados Unidos. "Há, constantemente, confusão entre crescimento e desenvolvimento, no sentido de evolução, transformação e promoção da vida", disse.

Cavalcanti ressaltou que preocupações quanto aos sistemas de apoio à vida não são parte inerente do modelo de crescimento, pelo contrário são tratadas como entraves, barreiras ao desenvolvimento.

Economia Verde

O pesquisador apontou a economia verde, tal como a valorização de serviços ambientais, no caso da Amazônia, como uma das alternativas para a utilização da natureza, respeitando os limites ambientais. Isso ajuda a emperrar o hiperconsumismo desenfreado, gerado pela facilidade de crédito no mercado brasileiro.

"Na verdade, se o desenvolvimento não for sustentável, o que significa ser insustentável, não será desenvolvimento", pontuou. "Tal é o sentido de uma economia verde: usar a natureza, com o foco nos limites dela. Qual o problema para que isso não aconteça?", finalizou, deixando a pergunta no ar.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Monitoramento Ambiental
  • Processos Industriais

Mais tópicos