Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Eletricidade é guiada no interior de metais usando luz

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/08/2025

Eletricidade é guiada no interior de metais usando luz
O nome é complicado - controle da deformação epitaxial da anisotropia eletrônica - mas os usos são muito práticos.
[Imagem: Seung Gyo Jeong et al. - 10.1126/sciadv.adw7125]

Guiando a eletricidade

Cientistas descobriram uma maneira de manipular a direção do fluxo de eletricidade em filmes metálicos ultrafinos à temperatura ambiente usando luz.

É uma ferramenta radical, uma que abre caminho para aumentar a eficiência energética de quase tudo, dos computadores e sensores aos dispositivos de informação quântica.

A equipe mostrou que as camadas ultrafinas, como as usadas em inúmeras tecnologias, podem se comportar de maneira diferente dependendo da direção do fluxo de cargas elétricas - tanto na forma como respondem à luz quanto na forma como a eletricidade passa por elas.

"Este trabalho demonstra que agora podemos adaptar a condutividade ultrarrápida em metais usando o mesmo tipo de controle preciso da deformação epitaxial, um método anteriormente reservado para semicondutores ou isolantes," disse o professor Bharat Jalan, da Universidade de Minnesota, nos EUA. "Resolvemos esse problema projetando cuidadosamente camadas metálicas ultrafinas que interagem com a luz de novas maneiras - algo que não se vê na versão mais espessa deste material."

A deformação altera a disposição dos átomos, fazendo-os "apontar" em diferentes direções, o que altera como o material como um todo responde à incidência da luz. Como o efeito funciona a temperatura ambiente, ele poderá ser usado em tecnologias do mundo real.

Desafiando as teorias

A demonstração da técnica foi feita usando camadas ultrafinas de dióxido de rutênio (RuO2) cultivadas sobre um substrato de dióxido de titânio (TiO2).

Acreditava-se que os metais tradicionais não possuíssem o controle direcional necessário para a emergência desse mecanismo devido à sua natureza complexa e multibanda. De fato, ninguém acreditava que isso fosse possível, e nem mesmo havia teorias apontando nesse sentido. "Isto desafia antigas suposições na física da matéria condensada e abre um caminho fundamentalmente novo para manipular carga e luz em sistemas metálicos," disse o pesquisador Seunggyo Jeong.

Mas a equipe descobriu que, ao explorar o aninhamento de bandas - uma característica da estrutura eletrônica - a resposta ultrarrápida pode ter uma propriedade física com valor diferente quando medida em diferentes direções.

Isto deverá contribuir para o desenvolvimento de dispositivos de alto desempenho e baixo consumo de energia para computação, armazenamento de dados, sensoriamento e comunicações seguras. A seguir, os pesquisadores planejam integrar os filmes de RuO2 em circuitos reais e verificar se o fenômeno ocorre em outros sistemas de óxidos.

Bibliografia:

Artigo: Anisotropic strain relaxation-induced directional ultrafast carrier dynamics in RuO2 films
Autores: Seung Gyo Jeong, In Hyeok Choi, Seungjun Lee, Jin Young Oh, Sreejith Nair, Jae Hyuck Lee, Changyoung Kim, Ambrose Seo, Woo Seok Choi, Tony Low, Jong Seok Lee, Bharat Jalan
Revista: Science Advances
Vol.: 11, Issue 26
DOI: 10.1126/sciadv.adw7125
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Microeletrônica
  • Metais e Ligas
  • Semicondutores
  • Fotônica

Mais tópicos