Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Eletrônicos impressos em papel prontos para o mercado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/09/2020


Papel inteligente

Os papéis eletrônicos ainda não conseguiram comprovar todo o seu potencial, mas uma nova tecnologia pode dar o empurrãozinho que faltava.

Marina de Medeiros e colegas da Universidade Purdue, nos EUA, desenvolveram um método de impressão que permite transformar papel comum em teclados e interfaces simples para controlar aparelhos, como um tocador de música.

"Esta é a primeira vez que é demonstrado um aparelho eletrônico baseado em papel com alimentação própria. Desenvolvemos um método para tornar o papel repelente à água, óleo e poeira revestindo-o com moléculas altamente fluoradas. Esse revestimento omnifóbico nos permite imprimir várias camadas de circuitos no papel sem fazer com que a tinta de uma camada manche a outra," disse o professor Ramses Martinez, cuja equipe já havia transformado uma camiseta em um controle remoto.

A tecnologia é compatível com os processos convencionais de impressão em grande escala e pode ser facilmente implementada para converter embalagens convencionais de papelão ou papel em embalagens inteligentes ou em interfaces humano-máquina.

"Eu vislumbro essa tecnologia facilitando a interação do usuário com embalagens de alimentos, para verificar se o alimento é seguro para ser consumido, ou permitir que os usuários assinem o recibo de pacotes que chegam em casa arrastando o dedo sobre a caixa para se identificarem adequadamente como o proprietário do pacote.

"Além disso, nosso grupo demonstrou que folhas de papel simples de um bloco de notas podem ser transformadas em interfaces para um tocador de música, no qual os usuários escolhem as músicas, tocam-nas e alteram seu volume," enumerou Martinez.

A equipe está agora tentando encontrar parceiros na indústria para levar a tecnologia para o mercado.

Bibliografia:

Artigo: Moisture-insensitive, self-powered paper-based flexible electronics
Autores: Marina Sala de Medeiros, Daniela Chanci, Ramses V. Martinez
Revista: Nano Energy
Vol.: 105301
DOI: 10.1016/j.nanoen.2020.105301
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Interfaces
  • Impressão 3D
  • Microeletrônica

Mais tópicos