Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Empilhadeiras ultrapassam carros sem motorista

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/11/2017

Empilhadeiras ultrapassam carros sem motorista
As empilhadeiras são acionadas automaticamente pelo sistema sempre que é necessário movimentar uma carga.
[Imagem: Chris Vaughan/University of Lincoln]

Empilhadeira sem operador

Desenvolver veículos autônomos que precisam trafegar sempre pelos mesmos espaços, como armazéns e fábricas, é bem mais fácil do que fazê-los circular por ruas e estradas, onde o inesperado está sempre pronto a acontecer.

Por isso, as empilhadeiras e veículos de carga sem operadores estão ultrapassando rapidamente os carros sem motorista quando o assunto é sua adoção prática.

Os primeiros testes demonstraram que frotas de empilhadeiras autônomas podem operar em armazéns ao lado de colegas de trabalho humanos para apoiar tarefas como embalagem, paletização, transporte e armazenamento de mercadorias e carregamento e descarregamento de caminhões.

O trabalho é resultado do projeto ILIAD, sigla em inglês para intra-logística com implantação automática integrada, que congrega engenheiros das universidades Orebro (Suécia), Lincoln (Reino Unido), Pisa (Itália) e Leibniz (Alemanha). Os protótipos foram construídos com a colaboração de cerca de uma dezena de empresas desses países.

Empilhadeiras ultrapassam carros sem motorista
As empilhadeiras já saem de suas baias conhecendo a rota dos outros veículos e a localização mais provável dos operários.
[Imagem: ILIAD/Divulgação]

Convivência de robôs e humanos

Se não é tão complicado fazer os veículos de carga andarem sempre pelas mesmos corredores e vias, onde é fácil padronizar sinalizações especiais, o desafio maior é garantir a segurança dos trabalhadores, que precisam transitar livremente pelos mesmos trechos sem ficarem restritos a leis de pedestres que restrinjam sua produtividade.

"Além do desenvolvimento de frotas de veículos autônomos que entram em operação sozinhas e se auto-otimizam, que são capazes de desembrulhar paletes e manipular bens empilhados, este projeto está crucialmente interessado na segurança e na colaboração de robôs e humanos. A segurança é abordada através do desenvolvimento de meios de detecção e rastreamento humano altamente confiáveis e uma integração sistemática de considerações de segurança," disse o professor Achim Lilienthal, coordenador do ILIAD.

"O projeto vai fazer avançar o estado-da-arte na interação humano-robô, superando as barreiras para uma maior adoção da automação nas operações de logística em muitas indústrias, começando pelo setor de alimentos," completou seu colega Tom Duckett.

A equipe agora está trabalhando na adaptação do sistema de controle das frotas de veículos para que eles possam ser prontamente integrados aos sistemas de informática das empresas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Robôs Industriais
  • Veículos
  • Veículos Híbridos e Elétricos

Mais tópicos