Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

MCTI selecionará 100 empresas emergentes de base tecnológica

Com informações do MCTI - 29/05/2014


O Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do programa Start-Up Brasil, lançou um edital para seleção de 100 novas empresas emergentes de base tecnológica.

A primeira etapa contemplará 50 iniciativas, sendo 75% das vagas destinadas a empresas brasileiras e 25% a empresas internacionais. As inscrições vão até 14 de julho.

A segunda fase também selecionará 50 empresas emergentes, nos mesmos moldes, e o cronograma terá início no próximo semestre, em data a ser definida.

Inserido no programa TI Maior, o Start-Up Brasil é uma iniciativa do MCTI em parceria com aceleradoras e visa apoiar empresas nascentes de base tecnológica (start-ups) que cumprem a função de revitalizar o mercado, elaborando produtos e serviços com viabilidade econômico-financeira.

Emergentes e aceleradoras

O edital apresenta algumas diferenças em relação ao lançado em 2013.

Desta vez, podem se inscrever empresas com até quatro anos de constituição (emissão de CNPJ).

O público-alvo também foi ampliado para incluir empresas que criaram soluções inovadoras em hardware - nos editais anteriores, apenas as soluções em software eram contempladas.

O edital também traz modificações que irão ampliar a interação entre as empresas emergentes e as aceleradoras. Cada emergente poderá escolher seis dentre 12 aceleradoras disponibilizadas pelo programa - empresas que já receberam investimentos de uma das aceleradoras que compõem a iniciativa não estão habilitadas a participar.

Brasileiros residentes fora do país há mais de três anos também podem apresentar seus projetos para avaliação, classificando-os como empresa emergente internacional, modalidade que terá direito a até 25% dos projetos selecionados.

Cronograma

Após o encerramento das inscrições, em 14/7/14, os projetos serão avaliados por uma banca composta por representantes de universidades, pesquisadores, integrantes do MCTI e representantes do setor privado.

Com a divulgação dos resultados e o anúncio das empresas emergentes selecionadas, começa a fase de relacionamento entre os empreendedores e as aceleradoras.

Em seguida, inicia-se o processo de aceleração e liberação dos recursos. O programa Start-Up Brasil repassará até R$ 200 mil para cada empresa emergente desenvolver os projetos apresentados, valor que poderá ser complementado pelas aceleradoras.

Mais informações podem ser obtidas no site www.startupbrasil.org.br.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inovação nas Empresas
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Software e Programação
  • Semicondutores

Mais tópicos