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Empresas-filhas da Unicamp faturam R$ 7,9 bilhões por ano

Com informações da Inova Unicamp - 27/10/2019

Empresas-filhas da Unicamp faturam R$ 7,9 bilhões por ano
Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), Instituto de Computação (IC) e Faculdade de Engenharia Mecânica são as unidades que mais geraram empreendimentos.
[Imagem: Divulgação]

Universidade empreendedora

O faturamento anual das empresas-filhas da Unicamp, aquelas fundadas por ex-alunos da Universidade, aumentou 64,6% em relação ao ano anterior, evoluindo de R$ 4,8 bilhões para R$ 7,9 bilhões.

De acordo com Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, o principal fator que influenciou o salto de faturamento foi o cadastro de 114 novas empresas-filhas no ano de 2019, totalizando 815. Dessas, duas empresas recém-cadastradas são de grande porte e faturam anualmente um bilhão de reais cada.

A atuação das empresa-filhas da Unicamp também se reflete na geração de postos de trabalho, já que as 717 empresas-filhas que estão ativas no mercado são responsáveis por 31.343 empregos diretos, principalmente no estado de São Paulo, onde há a concentração de 86,4% empresas-filhas.

"Rastreamos que 53,6% das empresas-filhas se localizam na cidade de Campinas e outras 8.8% no restante da Região Metropolitana de Campinas. Isso é muito significativo para nós, que mantemos diversos programas, disciplinas e ações para solidificar o ecossistema de inovação e empreendedorismo ao redor da Unicamp, focando, principalmente, na formação extracurricular de nossos alunos," analisa Frateschi.

Mas as empresas filhas da Unicamp também se espalham pelo país. Além da região Sudeste (95,4%), a segunda região brasileira com mais empresas-filhas da Unicamp é a Sul (2%), depois Centro-Oeste (1,6%), Nordeste (0,8%) e uma pequena fatia no Norte (0,2%). 19% delas apontaram atuação internacional, como exportação e escritórios no exterior.

Porte, áreas de atuação e origem

Das 815 empresas-filhas da Unicamp, 43 foram vendidas e 717 atualmente estão ativas no mercado. Sua maioria (434 delas, que representam 60,5%) são de porte micro, 27,8% são consideradas pequenas empresas (199), enquanto 10,3% já tem faturamento equivalente a uma média empresa (74) e 1,4% a de uma grande (10).

O campo de atuação que elas mais se destacam com 32% é o da tecnologia da informação (230), seguido por consultoria (96), engenharia (59), saúde humana e bem-estar (53), serviços (47), educação (44), alimentos e bebidas (44), energia (35), biotecnologia (25), artes, design e multimídia (22), marketing (22), agricultura e saúde animal (13), telecomunicações (12), tecnologias verdes (9) e química (6).

Entre as unidades da Unicamp que mais originaram empreendedores está, em primeiro lugar, a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) com 19,59% dos sócios-fundadores, seguida pelo Instituto de Computação (IC) e pela Faculdade de Engenharia Mecânica.







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