Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Endeavour atraca-se à Estação Espacial Internacional

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/05/2011

Endeavour atraca-se à Estação Espacial Internacional
O ônibus espacial Endeavour durante sua manobra de aproximação. A nave atracou-se à Estação Espacial Internacional no início desta manhã, às 07h14, no horário de Brasília.
[Imagem: NASA]

O ônibus espacial Endeavour atracou-se à Estação Espacial Internacional no início desta manhã, às 07h14, no horário de Brasília.

Antes, o ônibus espacial deu a sua tradicional cambalhota, para que os astronautas da Estação possam filmar e fotografar a parte inferior do Endeavour, em busca de algum problema na sua cobertura de proteção térmica.

Agora, as duas tripulações se preparam para abertura da porta de atracação, o que deverá ocorrer às 09h36, também no horário de Brasília. A abertura exige uma série de medidas de rotina, incluindo a interligação do sistema do ônibus espacial à Estação.

Ao trabalho

Os trabalhos começarão apenas 45 minutos depois, quando o braço robótico do Endeavour começará a descarregar as peças sobressalentes que levou ao espaço, colocando-as no suporte adequado no lado de fora da Estação Espacial.

Entre os itens de reserva estão um tanque de amônia, um tanque de oxigênio de alta pressão e duas antenas.

O momento mais esperado da missão é a instalação do Espectrômetro Magnético Alfa (AMS, na sigla em inglês), um super laboratório chamado por seus idealizados de "LHC do espaço".

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos