Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Endeavour despede-se da Estação Espacial Internacional

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/02/2010

Endeavour separa-se da Estação Espacial Internacional
O astronauta Nicholas Patrick curte a nova paisagem vista de dentro da Cúpula, a nova janela panorâmica instalada embaixo da Estação Espacial Internacional, voltada para a Terra.
[Imagem: NASA]

A porta de acesso entre o ônibus espacial Endeavour e a Estação Espacial Internacional foi fechada às 06h08, no horário de Brasília.

A despedida deu-se após a realização de uma cerimônia de inauguração do novo módulo Tranquilidade, instalado durante as três caminhadas espaciais feitas durante os nove dias da missão conjunta entre as duas tripulações.

Missão cumprida

A separação do Endeavour está prevista para ocorrer às 22h54, no horário de Brasília, iniciando sua viagem de retorno à Terra.

O pouso da nave está previsto para as 13h16, horário de Brasília, do próximo domingo, dia 21.

Esta missão praticamente finalizou a construção da Estação Espacial Internacional, que agora está 98% completa. As missões restantes dos ônibus espaciais vão levar principalmente peças sobressalentes para uso futuro.

Endeavour separa-se da Estação Espacial Internacional
Astronauta Terry Virts, piloto da Endeavour, e Stephen Robinson, da Estação Espacial Internacional, posam dentro da Cúpula. Abaixo deles, a visão da Terra.
[Imagem: NASA]

Nova visão de mundo

Antes da despedida entre as tripulações da Estação Espacial e do ônibus espacial Endeavour, cada um dos astronautas passou alguns minutos sozinho dentro da Cúpula, a nova janela panorâmica da Estação, que também foi instalada durante esta missão.

"A humanidade esperava por ter essa visão há séculos, esta perspectiva, esta visão do mundo. Nós finalmente a temos e vamos usá-la e desfrutar bem dela," disse George Zamka, comandante do Endeavour.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Edifícios Inteligentes
  • Foguetes

Mais tópicos