Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Energia armazenada usando gravidade pronta para testes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/09/2020

Energia armazenada usando gravidade pronta para testes
A ideia é levar o conceito para onde houver minas subterrâneas disponíveis.
[Imagem: Gravitricity]

Baterias por gravidade

Começou a ser construído na Escócia o protótipo de um sistema inovador que armazena energia usando a força da gravidade.

O sistema, batizado de "Gravitricity", promete um custo por kW menos da metade do exigido por um sistema de armazenamento usando baterias de íons de lítio.

O objetivo é usar fontes limpas de geração de eletricidade, como solar e eólica, que são intermitentes, e armazenar a energia para que ela possa ser suprida 24 horas por dia.

O conceito dessas baterias de gravidade - ou baterias gravitacionais - usará essa eletricidade para suspender pesos no fosso de uma mina subterrânea abandonada. À noite, ou quando os ventos pararem, o peso será liberado lentamente, com sua descida sendo usada para acionar geradores que produzirão eletricidade.

Os pesos também podem ser liberados rapidamente, neste caso para que a instalação funcione como um equilibrador da frequência da rede elétrica, a exemplo de uma gigantesca roda voadora apresentada recentemente.

O protótipo de demonstração terá uma capacidade de 250kW.

"Nosso demonstrador usará dois pesos de 25 toneladas suspensos por cabos de aço. Em um teste, vamos soltar os pesos juntos para gerar potência total e verificar nossa velocidade de resposta. Calculamos que podemos ir de zero à potência total em menos de um segundo - o que pode ser extremamente valioso nos mercados de resposta de frequência e energia de reserva,", disse Miles Franklin, engenheiro-chefe da Gravitricity.

A empresa calcula que fossos de minas maiores possam contar com pesos de até 12.000 toneladas.

Os testes deverão durar apenas dois meses, sendo que já estão prontos os planos para construção de uma versão comercial do projeto no ano que vem, totalizando uma potência de 4MW.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Geração de Energia
  • Baterias
  • Energia Eólica
  • Energia Solar

Mais tópicos