Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Enxame de pequenos veículos transporta até 40 toneladas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/09/2023

Enxame de pequenos veículos transporta até 40 toneladas
Equipe se diverte com sua própria criação, os pequenos veículos de três eixos embaixo da plataforma.
[Imagem: Markus Breig/KIT]

Enxame peso-pesado

Embora carregar 40 toneladas seja tipicamente uma tarefa para carretas com múltiplos eixos, engenheiros alemães criaram um veículo em miniatura que pode fazer isto e ainda manobrar em espaços mínimos.

As inovações começam na mecânica dos veículos individuais e vão até o software de controle, que permite implementar o conceito de enxame, em que vários veículos simples se coordenam para realizar tarefas maiores.

"Nosso sistema consiste em vários veículos conduzidos separadamente. Juntos, eles podem levantar um peso de até 40 toneladas e movê-lo de forma semiautomática," disse Maximilian Hochstein, do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe.

Para o transporte de cargas mais pesadas, no estágio atual o sistema permite o acoplamento de até 15 veículos. "Eles são conectados por rádio e equipados com câmeras para autocoordenação e atuação síncrona," disse Hochstein.

A equipe espera conseguiu enxames maiores, mas o limite atual de 15 unidades se deve a questões de segurança no controle dos veículos.

Enxame de pequenos veículos transporta até 40 toneladas
Com um mínimo de processamento, cada unidade é projetada para robustez.
[Imagem: Markus Breig/KIT]

Substituição das empilhadeiras

O sistema foi projetado para operar em espaços restritos, sobretudo para o deslocamento de equipamentos dentro de fábricas. Os fabricantes de grandes máquinas-ferramentas são clientes potenciais, já que os veículos permitem a movimentação contínua das máquinas mais pesadas.

Enxame de pequenos veículos transporta até 40 toneladas
Até 15 veículos podem funcionar como um enxame.
[Imagem: Markus Breig/KIT]

Mas ele já está se mostrando uma alternativa interessante para as comuns empilhadeiras porque, ao ficarem embaixo das cargas, os veículos conseguem trabalhar em espaços muito menores, suficientes para acomodar apenas a própria carga.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Industriais
  • Robôs
  • Veículos
  • Veículos Híbridos e Elétricos

Mais tópicos