Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Equipamento robotizado detecta contaminantes na água

Com informações da Agência Fapesp - 27/01/2023

Equipamento robotizado detecta contaminantes na água
Protótipo do equipamento construído pela equipe.
[Imagem: Marcio David Bocelli]

Robô para análise da água

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um equipamento robotizado que automatiza o processo de análise da água após o tratamento do esgoto sanitário, aumentando a precisão dos resultados e reduzindo o uso de solventes tóxicos e caros.

"A técnica de análise da água em si já existe, mas é manual e depende muito da habilidade do analista. Alguns dos nossos alunos demoram quase um ano para dominá-la, por isso buscamos a automatização do processo," conta o professor Álvaro José Santos, da USP de São Carlos (SP).

Foi o pesquisador Márcio Bocelli quem automatizou uma técnica conhecida como "microextração em gota única", que extrai poluentes das amostras por meio de seringas. O robô permite a estabilização e a inserção dessas gotas na amostra, o que possibilita realizar cada análise com apenas uma gota de solvente - hoje são gastos litros desse material tóxico e caro. Além de reduzir os custos, isso aumenta a segurança dos profissionais que atuam em laboratório.

O objetivo do grupo foi identificar nas amostras de água tratada a presença de parabenos, uma classe de conservantes amplamente usada em produtos alimentícios e de higiene pessoal.

Além de causar alergias em algumas pessoas, há evidências de que os parabenos possam interagir com receptores de hormônios, causando desregulação endócrina tanto no organismo humano - supostamente contribuindo para o surgimento de câncer - quanto no de animais aquáticos.

"A água contaminada por esses compostos passa pela estação de tratamento de esgoto, mas, quando esse tratamento não remove os parabenos, eles podem contaminar os rios e mananciais," explicou Álvaro.

Interesse das empresas

O sistema automatizado foi desenvolvido a partir de um Arduino - plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre. Como o mecanismo de análise é genérico, ele pode ser aplicado para analisar outros poluentes.

Um dos principais objetivos da equipe é a criação de novos equipamentos que auxiliem nas rotinas de análises químicas. Os parabenos foram escolhidos como foco deste primeiro trabalho em razão dos possíveis riscos que representam à saúde humana e animal.

O protótipo do robô que extrai parabenos e outros componentes em escala de bancada está pronto, mas serão necessários novos investimentos após a aprovação das patentes solicitadas pelos pesquisadores para possibilitar sua transformação em um produto comercial.

"Nós provamos o conceito, o robô funciona. Agora precisamos que as empresas se interessem," destacou Álvaro.

Bibliografia:

Artigo: Determination of parabens in wastewater samples via robot-assisted dynamic single-drop microextraction and liquid chromatography-tandem mass spectrometry
Autores: Marcio David Bocelli, Deyber Arley Vargas Medina, Julie Paulin García Rodriguez, Fernando Mauro Lanças, Álvaro José Santos-Neto
Revista: Electrophoresis
Vol.: 43, Issue15
DOI: 10.1002/elps.202100390
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Industriais
  • Saúde e Reabilitação
  • Indústria Química
  • Impactos sobre o Meio Ambiente

Mais tópicos