Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Astronautas instalam equipamentos científicos no exterior da ISS

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/12/2008

Astronautas instalam equipamentos científicos no exterior da ISS
Astronauta Yury Lonchakov, instalando a sonda Langmuir no lado externo do módulo russo da Estação Espacial Internacional.
[Imagem: NASA]

Os astronautas Mike Fincke e Yury Lonchakov passaram hoje 5 horas e 38 minutos fora da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Além de executar tarefas de revisão e de reconfiguração de equipamentos, a caminhada espacial serviu para a instalação de quatro novos equipamentos científicos no lado externo da Estação.

Roupas espaciais russas

Durante a caminhada espacial, os astronautas utilizaram roupas espaciais russas, chamadas Orlan. A maioria das caminhadas espaciais, geralmente feitas quando um ônibus espacial está atracado à Estação Espacial, é feita com os astronautas vestindo as tradicionais roupas espaciais da NASA.

Novos experimentos científicos

Os astronautas instalaram uma nova sonda eletromagnética, chamada Langmuir, para medir a energia ao redor das espaçonaves Soyuz. Durante o desacoplamento das Soyuz, os astronautas têm observado pequenas faíscas, típicas do acúmulo de energia estática.

A agência espacial russa também espera que a nova sonda possa ajudar a desvendar os recentes problemas com a reentrada das Soyuz na atmosfera que, por duas vezes, entraram em um ângulo incorreto, colocando a vida dos astronautas em risco e descendo a centenas de quilômetros dos locais planejados.

Astrobiologia

Os astronautas também recolheram o experimento russo Biorisk, uma experiência de longa duração que expõe amostras biológicas ao espaço, e instalaram um novo experimento chamado Expose-R, pertencente à Agência Espacial Européia, que também pretendia estudar a exposição de amostras biológicas ao ambiente espacial.

O último experimento a ser instalado foi o Impulse, que irá medir distúrbios na ionosfera ao redor da ISS. O Impulse foi instalado na mesma plataforma do Expose-R.

Contudo, ao terminar a instalação, os controladores russos da missão verificaram que o Expose-R não estava transmitindo dados. Ele foi então desinstalado e será trazido de volta à Terra para ser consertado.

Antena

Antes de retornar ao interior da ISS, os astronautas fotografaram a antena do Progress, o cargueiro de última geração que a Rússia enviou recentemente, pela primeira vez, para se acoplar à Estação.

A antena apresentou problemas de funcionamento durante a decolagem, e as fotos vão ajudar a identificar qualquer falha mecânica ou de posicionamento.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Robôs Espaciais
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos