Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Europa abre fábrica virtual de nanotecnologia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/09/2009


Fábrica-laboratório

A União Europeia inaugurou a primeira fábrica-laboratório com infraestrutura completa para pesquisas, experimentos e testes de produção em micro e nanotecnologias.

O objetivo da EuminaFab é dar acesso livre a equipamentos e know-how nos processos de miniaturização tanto para cientistas quanto para a indústria. São 36 instalações com equipamentos estado da arte, com o devido suporte dos seus pesquisadores associados, com acesso totalmente gratuito, com a única exigência de que os resultados sejam publicados.

EuminaFab é um acrônimo para Infraestrutura Europeia para Micro e Nanofabricação e Caracterização, na sigla em inglês.

Microtecnologias e nanotecnologias

A micro e a nanotecnologia são áreas de pesquisas multidisciplinares e complementares que estão permitindo o desenvolvimento de novos materiais, novas funcionalidades e novas aplicações, garantindo inovações em várias áreas das pesquisas e da produção.

A infraestrutura possibilitará desde o acesso individual a um determinado equipamento de pesquisa ou de fabricação, até a elaboração completa de um projeto de pesquisa e desenvolvimento, assessorado pelos pesquisadores de cada um dos centros envolvidos.

Instituição virtual

A fábrica-laboratório é uma instituição virtual, criada por meio da associação de diversos laboratórios já instalados. De acordo com o projeto, os pesquisadores serão direcionados para o centro com a maior competência na área de interesse da pesquisa.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Miniaturização
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Biomecatrônica

Mais tópicos