Materiais Avançados

Celulose transparente substitui filme plástico em embalagens de alimentos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/08/2022

Filme de celulose transparente substitui plástico em embalagens de alimentos
O filme transparente de celulose já está sendo produzido em escala piloto.
[Imagem: VTT]

Filme plástico de madeira

Os filmes plásticos para acondicionamento de alimentos transformaram-se rapidamente em um material de consumo mundial, graças à praticidade e economia de alimentos que eles garantem.

Além de suas propriedades protetoras, os plásticos se tornaram importantes porque os consumidores querem embalagens que lhes permitam ver o próprio produto.

O problema é que é quase impossível construir um cadeia de reciclagem para esses materiais à base de petróleo, e eles acabam indo para o lixo orgânico, junto com os restos de alimentos.

Pensando nisso, uma equipe do Centro de Pesquisas Técnicas (VTT), na Finlândia, decidiu fabricar uma alternativa mais ecológica a esses filmes.

Eles encontraram um caminho na madeira.

A pesquisa comprovou que a celulose regenerada - ou recristalizada - pode substituir com eficiência os filmes plásticos.

"Nós podemos produzir filme de celulose transparente e flexível. O consumidor não consegue distinguir entre o material cristalino e o plástico tradicional à base de petróleo. O filme de celulose pode resistir à umidade, mas na natureza desaparece tão completamente quanto uma folha de papel. O produto é de base biológica e biodegradável," disse o professor Ali Harlin.

A equipe já construiu uma planta-piloto para começar a migrar o processo do laboratório para a fábrica. Eles estimam que o filme à base de madeira poderá estar em uso extensivo dentro de cinco anos.