Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Finalmente um gerador econômico para explorar energia das marés

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/08/2020

Finalmente um gerador econômico para explorar energia das marés
O protótipo já passou pelos testes e está pronto para ser instalado.
[Imagem: Nova Innovation]

Energia das marés

Depois de três anos de desenvolvimento, o consórcio europeu Tipa, formado por instituições de pesquisa e empresas, apresentou a versão final do seu gerador elétrico movido a marés.

O gerador converte o movimento das pás de uma turbina movida lentamente pelo movimento da maré em eletricidade.

A geração de eletricidade a partir das marés, uma das forças mais poderosas do nosso planeta, não é nenhuma novidade, mas era necessário conseguir fazer isso a custos razoáveis, por isso o projeto foi lançado com o objetivo de reduzir o custo em relação aos geradores atuais em pelo menos 20%.

"De fato, após um rigoroso trabalho de teste e otimização, superamos esse objetivo em quase metade. Este novo gerador reduz o custo da energia das marés em 29%," contou Seumas MacKenzie, gerente do projeto. "Estamos absolutamente satisfeitos por termos conseguido superar nossas metas e reduzir custos mais rapidamente do que o previsto."

Gerador sem caixa de câmbio

Além da melhor relação custo-benefício, o que torna o novo gerador verdadeiramente inovador é a sua simplicidade.

O consórcio desenvolveu uma turbina geradora de maré sem caixa de engrenagens. Este gerador de acionamento direto permite que a energia das marés seja transformada em eletricidade com muito mais facilidade, o que significa um equipamento mais simples, mais barato e que exige menos manutenção.

Os testes finais foram feitos na Universidade de Aachen, na Alemanha, e o equipamento já está pronto para ser instalado no mar, o que será feito na costa da Escócia.

O mercado global potencial de energia das marés está estimado entre 150-800 TWh (terawatt-hora) por ano.

"Como resultado das pesquisas realizadas no projeto, estimamos que possa haver muitas dezenas de milhares de máquinas usando a tecnologia Tipa implantadas em todo o mundo nas próximas décadas," prevê MacKenzie.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Geração de Energia
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Exploração Marítima
  • Energia Eólica

Mais tópicos