Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Finalmente um recarregador sem fio sem frescuras

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/03/2022

Finalmente um recarregador sem fio sem frescuras
Basta colocar o aparelho dentro da área de recarregamento - em qualquer posição.
[Imagem: Aalto University]

Recarregador em qualquer posição

No ano passado, pesquisadores da Universidade de Aalto, na Finlândia, apresentaram um carregador à distância que recarrega aparelhos em movimento.

Agora eles acreditam estar mais próximos de levar essa tecnologia - e esse conforto - para as casas dos usuários.

Eles usaram a parte omnidirecional do seu sistema de recarregamento para criar um novo sistema de carregamento sem fios recarrega com eficiência aparelhos colocados em qualquer lugar dentro de um anel ao seu redor.

Os sistemas atuais transferem energia em uma direção específica ou para uma posição específica. Ao fornecer um campo de carregamento em forma de anel, o novo sistema oferece um design mais conveniente e confiável.

O principal desafio na criação de um carregador omnidirecional é que a força do campo de carregamento muda com a localização. Isso significa que os aparelhos serão carregados de forma ineficiente se estiverem no local errado ou não estiverem orientados corretamente. Todas as soluções propostas até agora para essa deficiência são complexas a ponto de não serem práticas para produtos de consumo.

"Nós nos propusemos a criar um sistema simples e de baixo custo, usando apenas uma única fonte de energia," disse Nam Ha-Van, que liderou este desenvolvimento.

Finalmente um recarregador sem fio sem frescuras
A tecnologia se baseia em uma bobina com seções em sentidos inversos.
[Imagem: Nam Van Ha et al. - 10.1109/TIE.2022.3151961]

Em qualquer posição e em movimento

A chave para o sucesso do novo carregador omnidirecional é uma bobina de alimentação cilíndrica. O fio na parte superior da bobina é enrolado na direção oposta ao fio na parte inferior da bobina, com uma ponte em forma de Z conectando as duas seções.

Como a corrente flui através desses enrolamentos em direções opostas, eles produzem campos magnéticos complementares. Um campo flui do meio da bobina cilíndrica, ao redor do enrolamento superior e volta pelo topo; o outro flui para fora pelo meio, ao redor da bobina inferior e de volta pela parte inferior.

Isso resulta em um campo magnético uniforme em torno do meio da bobina de carregamento. Os aparelhos colocados em qualquer lugar dentro dessa área carregam com eficiência, independentemente de sua posição ou orientação.

A equipe agora pretende integrar sua solução anterior, que permite recarregar aparelhos em movimento, com esta nova, que leva energia para aparelhos em qualquer posição, criando um produto que resolva diferentes questões do recarregamento sem fios: Liberdade de movimento, para aplicações industriais, e colocação livre, para aparelhos de consumo.

Bibliografia:

Artigo: Cylindrical Transmitting Coil for Two-Dimensional Omnidirectional Wireless Power Transfer
Autores: Nam Van Ha, Yining Liu, Prasad Kumara Sampath Jayathurathnage, Constantin Simovski, Sergei Tretyakov
Revista: IEEE Transactions on Industrial Electronics
DOI: 10.1109/TIE.2022.3151961
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Magnetismo
  • Geração de Energia

Mais tópicos