Espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/04/2022

Conheça o foguete que trará amostras de Marte para a Terra
O Veículo de Ascensão em Marte transportará tubos contendo rochas marcianas e amostras de solo até a órbita de Marte, onde elas serão recolhidas por um orbitador responsável por trazê-las à Terra.

Veículo de Ascensão em Marte

A NASA está com o projeto do seu novo foguete muito atrasado, mas já está trabalhando em outro.

O que está na prancheta agora é o Veículo de Ascensão em Marte, ou MAV, na sigla em inglês (Mars Ascent Vehicle).

O objetivo é colocar este foguete em prontidão de lançamento na superfície de Marte, enviar um robô para recolher as amostras que o rover Perseverance já está coletando, colocá-las no foguete, e então dar a ignição para trazer todo o material para a Terra.

Este é cerne da missão Retorno de Amostras de Marte, ou MSR (Mars Sample Return), que se planeja levar a cabo por volta de 2030.

O projeto do foguete está sendo desenvolvido no Centro de Voos Espaciais Marshall, da NASA, em colaboração com a empresa aeroespacial Lockheed Martin.

"Juntos, estamos trabalhando para transformar o Veículo de Ascensão em Marte, de um conceito de prancheta, para um projeto executável," disse Angie Jackman, chefe da missão. "Passamos por exaustivas iterações de design para reduzir a massa do veículo, garantir a capacidade de lançamento automatizado e alcançar com precisão a órbita necessária para se encontrar com o Orbitador de Retorno à Terra e transferir amostras para o voo de volta à Terra."

Conheça o foguete que trará amostras de Marte para a Terra
Um dos maiores desafios é construir um foguete minúsculo, que caiba dentro do robô marciano estático.

Missão complicada

A missão começará com um módulo de aterrissagem que pousará em Marte, nas proximidades da Cratera Jezero, onde o Perseverance está coletando e armazenando amostras do solo e de rochas.

O módulo de pouso levará o foguete junto com o Robô Capturador de Amostras, que terá aproximadamente o mesmo tamanho do rover Opportunity.

O rover de busca coletará as amostras e as levará ao módulo de pouso, onde elas serão transferidas para o veículo de subida. O veículo de ascensão será então lançado, levando um contêiner contendo as amostras até a órbita de Marte.

Finalmente, a ESA (Agência Espacial Europeia) colocará uma sonda em órbita de Marte, chamada Orbitador de Retorno à Terra, que irá recolher o contêiner de amostras e o trará de volta à Terra.