Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Fosfato, elemento fundamental da vida, é encontrado na lua Encélado, de Saturno

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/06/2023

Fosfato, elemento fundamental da vida, é encontrado na lua Encélado, de Saturno
A água líquida irrompe do oceano subterrâneo da lua, formando uma pluma que contém grãos de água oceânica congelada. Esses grãos de gelo revelaram impressões digitais de sais de fosfato solúveis.
[Imagem: Cassini Imaging Team/SSI/JPL/ SWRI/ Freie Universität Berlin]

Erupções de água

Cientistas descobriram indícios robustos de que o oceano subterrâneo da lua Encélado, de Saturno, contém um composto químico fundamental para a vida.

Frank Postberg e seus colegas detectaram a assinatura espectrográfica do elemento fósforo, na forma de compostos chamados fosfatos, nas erupções aquosas que emanam de Encélado, considerada um dos locais mais promissores para a busca de vida fora da Terra.

Desde que a sonda espacial Cassini visitou Saturno, ficamos sabendo que várias de suas luas emitem um spray de vapor de água - a Cassini mergulhou intencionalmente em Saturno depois de uma missão de 13 anos.

E foi usando os dados coletados naquele período que os cientistas agora identificaram o elemento fósforo. Os dados não vieram diretamente das plumas de água de Encélado, mas do anel E de Saturno, que já se sabe ser alimentado por aquelas erupções aquosas.

Fosfato em Encélado

A sonda Cassini não apenas descobriu a água líquida subterrânea de Encélado, como também analisou amostras em uma nuvem de grãos de gelo e gases irrompendo no espaço a partir de rachaduras na superfície gelada da lua.

A análise de uma classe de grãos de gelo ricos em sal mostrou a presença de fosfatos de sódio. Os resultados observacionais da equipe, juntamente com experimentos análogos de laboratório, sugerem que o fósforo está prontamente disponível no oceano de Encélado, na forma de fosfatos.

O fósforo na forma de fosfatos é vital para toda a vida na Terra. O elemento é essencial para a criação do DNA e do RNA, moléculas transportadoras de energia, membranas celulares, ossos e dentes em pessoas e animais, e até mesmo do microbioma do plâncton do mar. A vida como a conhecemos simplesmente não é possível sem fosfatos.

"Encontramos concentrações de fosfato pelo menos 100 vezes maiores nas águas oceânicas formadoras de plumas da lua do que nos oceanos da Terra," disse o professor Christopher Glein, do Instituto de Pesquisa do Sudoeste (SWRI), nos EUA. "Usar um modelo para prever a presença de fosfato é uma coisa, mas realmente encontrar a evidência de fosfato é incrivelmente emocionante. Este é um resultado impressionante para a astrobiologia e um grande passo à frente na busca por vida além da Terra."

Fosfato, elemento fundamental da vida, é encontrado na lua Encélado, de Saturno
Os cientistas levantam a hipótese de que o oceano de Encélado contém NaHCO3 e/ou Na2CO3, que interagem geoquimicamente com um núcleo rochoso.
[Imagem: Southwest Research Institute]

Oceanos lunares

Uma das descobertas mais entusiasmantes da ciência planetária nos últimos 25 anos é que mundos com oceanos sob uma camada superficial de gelo são comuns em nosso Sistema Solar.

Esses mundos incluem os satélites gelados dos planetas gigantes, como Europa, Titã e Encélado, bem como corpos mais distantes, como Plutão.

Mundos como a Terra, com oceanos de superfície, devem residir dentro de uma estreita faixa de distância de suas estrelas hospedeiras para manter as temperaturas que suportam a água líquida na superfície.

Os mundos oceânicos interiores, no entanto, podem ocorrer em uma gama muito maior de distâncias, expandindo enormemente o número de mundos habitáveis que provavelmente existirão em toda a galáxia.

Bibliografia:

Artigo: Detection of phosphates originating from Enceladus’s ocean
Autores: Frank Postberg, Yasuhito Sekine, Fabian Klenner, Christopher R. Glein, Zenghui Zou, Bernd Abel, Kento Furuya, Jon K. Hillier, Nozair Khawaja, Sascha Kempf, Lenz Noelle, Takuya Saito, Juergen Schmidt, Takazo Shibuya, Ralf Srama, Shuya Tan
Revista: Nature
Vol.: 618, pages 489-493
DOI: 10.1038/s41586-023-05987-9
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais
  • Exploração Marítima

Mais tópicos