Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Anatel destina radiofrequências para satélites de monitoramento ambiental

Com informações da Agência Brasil - 28/01/2011

Anatel destina radiofrequências para satélites de monitoramento ambiental
Rádio Observatório Espacial do Nordeste (ROEN), em Eusébio, no Ceará, de onde será feito o monitoramento dos satélites de monitoramento ambiental.
[Imagem: Inpe]

Órbita polar

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (27) a destinação da faixa de radiofrequências de 26,55 GHz a 26,85 GHz para as tarefas de monitoramento ambiental por satélites.

O primeiro satélite do Sistema Nacional de Satélites Ambientais de Órbita Polar (Polar-Orbiting Operational Environmental Satellite System) tem lançamento previsto para 2014 e sua estação ficará na cidade de Eusébio, no estado do Ceará.

O sistema poderá prever o tempo com cinco a sete dias de antecedência. Hoje a previsão alcança de três a cinco dias. "Uma nova geração de informação irá melhorar muito e funcionará com suporte ambiental," comentou o conselheiro da Anatel, João Resende.

A iniciativa servirá para gerar mais informações ao Brasil a respeito de dados climáticos e meteorológicos.

Catástrofes climáticas

"Estamos impressionados com as catástrofes que estão ocorrendo no Brasil. Isso nos levou a disponibilizar esses recursos para o bem dos brasileiros", disse o presidente da Anatel, Ronaldo Mota.

O sistema será operado pela Raytheon Espectro Serviços de Telecomunicações Ltda, em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe).

O mesmo sistema é utilizado por diversos receptores distribuídos em todo o mundo, totalizando 16 receptores, em 15 localidades. Dentre elas estão Estados Unidos, Chile, Brasil, Austrália, Ilha de Guam, Coreia do Sul, Índia, África do Sul, Noruega, Antártida, Nova Zelândia e Espanha.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Satélites Artificiais
  • Exploração Espacial
  • Antenas

Mais tópicos